Oficina ECA
1° Apresentação e integração
- Dinâmica do balão
(Colocar cada qual seu nome dentro do balão, depois que estourarmos os balões cada um apresenta a respectiva pessoa a quem conheceu mediante o nome que se encontrava no balão).
2° Atividade sobre o ECA
Dividir os participantes em pequenos grupos, ler o ECA e pedir que cada equipe monte uma maneira criativa de apresentar o que é o ECA.
3° Dinâmica: Batata quente
- Montar um circulo e enquanto se canta deixar que a caixa com os casos circule, quando parar a música a pessoa que está com a caixa deve comentar se o caso respeita ou não o estatuto e porquê.
Casos usados:
Mário de 16 anos pintou todo muro escola onde estudava num ato de vandalismo.
Ele foi preso em uma cadeia comum sem o devido processo legal.
As(os) Responsáveis pela escola que Ana Maria freqüenta suspeitam que ela está sofrendo maus tratos em sua casa.
A menina de 15 anos sempre aparece na escola com hematomas apesar de ser muito quieta.
Seus professores resolvem comunicar ao conselho tutelar.
Joaquim não freqüenta nenhuma instituição educacional, mora próximo à escola, mas não tem tempo nem estímulo para freqüentá-la.
Ele acha mais importante trabalhar, seus pais concordaram com este fato apesar dele ter apenas 12 anos.
Marilene tem 21 anos e está grávida, ela foi ao hospital para dar início aos exames do pré-natal, entretanto mandaram que ela procurasse uma clínica particular pois aquela estava em greve.
Sem condições financeiras para pagar pelo atendimento médico ela volta para casa sem dar início ao pré-natal.
Mário, Elisa e outros de sua comunidade rural têm por volta de 10 anos de idade e nunca freqüentaram a escola porque não têm meios de transporte para chegar até lá.
Seus pais que também não estudaram não se incomodam com a situação.
Quebra-cabeça
- Pedir para os(as) participantes escreverem e/ou desenharem um direito que aprenderam.
- Pedir para os(as) adolescentes montarem o quebra-cabeça.
Avaliação
6° Encerramento.
Dança Circular: Terra