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PROGRAMAS DE RÁDIO E TV | |||||||||||||||||||||||||
![]() | Entrevista levada ao ar no Programa Duplo Sentido em 12/03/2005, com a Professora Doutora Cláudia Ribeiro Duplo Sentido: Sabemos que o tema abuso e exploração sexual não é fácil de se falar, há muitas coisas que o envolvem, sendo assim, como será desenvolvido este trabalho? Profª. Cláudia: É um trabalho, sim, que demanda a formação técnica e a formação política das pessoas envolvidas no caso. Nós escrevemos este projeto, fomos contemplados e contempladas com o financiamento do MEC via Pró-Reitoria de Extensão, via um edital denominado PROEX 2004 para que a gente pudesse, a partir da formação de alunos e alunas da Universidade, educadores e educadoras, adolescentes, se informar, se capacitar, fazer leituras participar de colóquios, mesas redondas e encontros. Enfim, todo um processo de informação para que a gente possa atuar nessa temática da sexualidade humana. No interior desse processo de formação, nós iremos trabalhar também com as educadoras que atuam na educação infantil para que essas pessoas possam discutir a sexualidade infantil, o direito que a criança tem a informação. O direito que a criança tem de desenvolver uma auto proteção, vários estudos estão sendo feitos nesse sentido, para que essa professora que atua na educação infantil desenvolva com as crianças um projeto que é denominado Direitos da Criança, para que a criança discuta seus direitos e que também seja uma das pessoas que possa cobrar que esse direito seja contemplado. Duplo Sentido: Você acha, professora Cláudia, que hoje em dia as escolas através de suas educadoras e educadores estão preparados para enfrentar esta temática? Profª. Cláudia: É o que disse anteriormente, torna-se necessário que essas pessoas sejam formadas para discutir o tema. Existe nos nossos parâmetros e referenciais curriculares nacionais para educação infantil toda uma indicação para se trabalhar o tema nas escolas mas o nosso questionamento é qual a formação que esses educadores estão tendo. Nós também lançamos um outro projeto aqui na universidade de formação continuada para educadoras e educadores da educação básica, que lotou no primeiro momento. Foi justamente a educação sexual para séries iniciais da educação básica. Esse é um sinal que as pessoas desejam estar discutindo esse tema, desejam se formar teoricamente e metodologicamente para atuar com as crianças. Então, de novo, a gente bate na mesma tecla a partir dessa formação técnica e política. Duplo Sentido: O que vai ser feito daqui prá frente? Profª. Cláudia: Em relação ao projeto nós temos inúmeras ações. Uma delas é justamente a formação dos alunos e alunas aqui da UFLA e da UNILAVRAS para que a gente possa discutir os direitos sexuais. Esse programa de formação, este curso, que vai ser oferecido para alunos e alunas será coordenado pela presidenta da Reprolatina e pelo seu vice-presidente. O que é Reprolatina? É uma organização não governamental, que tem na sua missão a discussão dos direitos sexuais na América Latina, então nós estamos sendo privilegiados e privilegiadas de termos esses profissionais dando dez horas de curso para nossos alunos e alunas. Duplo Sentido: Obrigada professora Cláudia. Antes de nós terminarmos, me lembrei de uma coisa. Nós vamos ter o Primeiro Encontro deste projeto com todas as cidades envolvidas. Quando vai ser? Profª. Cláudia: Sim, será no dia 19 de Março na cidade de Perdões onde nós realizaremos o encontro tanto de jovens quanto adolescentes e de educadores e educadoras. No dia 18 vai acontecer o primeiro colóquio de uma série de quatro em Campinas na Unicamp por que nós temos um termo de cooperação com GEISH (Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sexualidade Humana) e nós estaremos durante quatro meses participando desses colóquios para discutirmos justamente a interface do abuso sexual e da sexualidade humana. Duplo Sentido: Obrigada Professora Cláudia Ribeiro e boa sorte. Profª. Cláudia: Por nada, nós é que agradecemos. Eu quero ressaltar a competência de toda equipe que está trabalhando conosco. Alunos e alunas aqui da UFLA e da UNILAVRAS. | ![]() | |||||||||||||||||||||||
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