Gincanas CooperativasOs jogos criados pelas equipes das cidades
Jogos didáticos: Cinco jogos didáticos a serem confeccionados por cada cidade
visando os temas discutidos no projeto.
Sacola quente
Jogo criado pela equipe de Lavras
Objetivo: discutir os direitos sexuais e reprodutivos
Materiais:
01 sacola
20 pontinhos de filme (de fotos)
Tiras de papel como direitos sexuais e reprodutivos (colocar cada direito em um pontinho de filme)
Orientações:
Fazer um círculo com os/as participantes
Solicitar para que uma pessoa fique de costas para a roda
Passar rapidamente a sacola com os com os pontinhos dentro e ir falando:
Sacola quente, quente, quente.
A pessoa que está de costas grita: Queimou;
O/a participante que estiver com a sacola na mão retira um pontinho, abre e lê o direito.
Fazer uma discussão sobre esse direito
Quem ficou com a sacola na mão troca de lugar com quem estava de costas e começa novamente a brincadeira.
Jogo da expressão
Jogo criado pela equipe de Lavras
Materiais: cartas com diferentes expressões formando pares.
Orientações: esse é um jogo de memória, as cartas são distribuídas sobre a mesa com as figuras viradas para baixo. Os jogadores vão procurando os pares: A cada par formado, o/a jogador/a lembra um momento em que já se sentiu assim. Após todas as cartas pareadas, cada jogador escolhe entre seus pares, ou do colega, uma expressão que melhor caracteriza como está se sentido nesse momento.
Proposta de atividade do livro:
A Construção da Solidariedade e a Educação do Sentimento na Escola – Luciene Regina Paulino Tognetta UNICAMP – SP
Jogo da Memória
Materiais: peças de cartolina com desenhos de objetos usados na higiene pessoal em par
Objetivo: O jogador deve encontrar as peças com figuras iguais e fazer um par, ganha quem conseguir descobrir mais pares.
Jogo Quebra cabeça
Materiais: Pecas de cartolinas formando uma figura
Objetivo: A figura formada ao término do quebra – cabeça traz crianças de raça e sexo diferentes brincando juntas mostrando que as diferenças existentes entre elas não as impedem de viverem de forma harmoniosa.
Jogo de Gênero
Materiais: Bonequinhas de papel cartão, um menino e uma menina sem roupa.
Roupas masculinas e femininas para serem colocadas nos bonecos.
Objetivos: Promover a discussão sobre gênero, o que é de menina e o que é de menino.
Jogo qual é a resposta.
Equipe de Carmo de Cachoeira
Peças:
20 cartas com perguntas e respostas
12 cartas do baralho dos micos
2 fichas de verdadeiro
2 fichas de falso
Como jogar:
Divida a turma em duas equipes
Escolha um/a mediador/a para fazer as perguntas
Escolha uma outra pessoa para ser o juiz, que será responsável por anotar os pontos e verificar se não houver trocas de respostas após o tempo determinado e se as regras estão sendo seguidas.
A equipe deve escolher um/a integrante da equipe para responder a cada pergunta para permitir que todos participem. Nenhum/a jogador/a poderá responder a duas perguntas seguidas, devendo haver um maior número possível de revezamento.
Depois que o/a mediador/a fizer a pergunta, o/a participante terá de escolher uma ficha (falso ou verdadeiro e segurá-la sem mostrar aos outros).
Ao sinal do/da mediador/a, os dois participantes deverão colocar a ficha na mesa com a palavra (falso ou verdadeiro) para cima, não podendo depois desse momento trocá-la.
A cada reposta certa, a equipe ganha um ponto.
A equipe que responder errado deverá retirar uma carta do mico “Baralho dos Micos” e todos/as participantes da equipe deverão pagar a prenda especificada.
(Durante o jogo a equipe poderá utilizar uma vez ajuda da sua equipe)
Vencerá o jogo a equipe que terminar com o maior número de pontos
Jogo Caça palavra da AIDS
Materiais: um caça palavras feito em uma cartolina
Objetivo: encontrar palavras relacionadas com a AIDS, as palavras são fornecidas.
Jogo da verdade
Equipe de Carmo da Cachoeira
Material:
39 cartas de baralho
Garrafa de refrigerante
Como jogar:
Alunos/as assentados/as em círculo
Coloque sobre a mesa as garrafas e as cartas previamente embaralhadas
As cartas devem estar com as perguntas viradas para baixo
Gire a garrafa
A garrafa ao parar, indicará com seu bico o/a aluno/a que vai retirar a carta de cima para ser respondida.
O/a aluno/a deverá ler a pergunta e respondê-la em voz alta.
Para efeito de contagem final, toda vez que o/a jogador/a errar a resposta ou não responder, a carta deverá voltar para a mesa.
Caso o/a participante erre ou não responda a pergunta, deverá pagar uma prenda estipulada pelo grupo.
O/a vencedor/a será o/a aluno/a que acumular o maior número de cartas.
Equipe Carmo da Cachoeira
Jogo da rede
Material;
Dois bonecos de cartolina,
Várias figuras de meninos e meninas,
Pincéis vermelhos e amarelos.
Como funciona:
Devem imaginar um namoro entre uma garota virgem e um menino que transou uma única vez.
Com os corpos desenhados e figuras de rosto, retirada de revistas.
A garotada vai apontar com quem o menino pode ter se relacionado antes de conhecê-lo assim por diante. Faça marcas nas fotos: amarelo para quem usou camisinha e vermelho para quem não usou. Fica fácil perceber que apenas um ponto vermelho é capaz de transmitir o HIV para muita gente
Até para quem está fazendo sexo pela primeira vez. A brincadeira torna concreto o risco da doença quase sempre distante para o/a adolescente.
Jogo roletando com as DST’s
Equipe de Carmo da Cachoeira
Pecas:
Uma roleta
40 cartas
Perguntas/repostas14 cartas coringa
1 clipe
1 caneta ou lápis
Como jogar:
Forme duas equipes
sorteie a equipe iniciante
escolha um/a mediador/a que poderá ser o/a professor/a ou um/a aluno/a. Ele/ela não poderá participar do jogo. Sua função é ler as perguntas e conferir as respostas e marcar a pontuação do placar (vermelho)
Disponhas as cartas (perguntas e respostas), as cartas coringas e a roleta na mesa. (As cartas deverão ficar com a parte escrita virada para baixo.)
Cada equipe deverá girar a roleta na sua vez, seguindo a orientação de cada cor, onde o clipe parar.
Caso a ponta do clipe pare em cima da linha o jogador deve girar novamente.
A equipe cujo jogador/a não souber responder a pergunta perde um ponto
Ganha a equipe que tiver um maior numero de pontos no final da rodada
Trilha da sexualidade
Peças:
1 tabuleiro
6 peões
1 dado
40 cartas (20 corações alegres e 20 tristes)
Como jogar:
Escolha um peão e coloque-o na posição saída.
Coloque as cartas alegres ou tristes na posição indicada no tabuleiro com os corações para cima
O primeiro jogador será aquele que tirar o maior número no dado. Os seguintes deverão seguir o sentido horário
Escolhido o primeiro participante jogue o dado novamente e ande com o peão o número de casas sorteadas.
Se o/a jogador/a cair em uma das casas com o desenho do coração (alegre ou triste) deverá retirar sua carta com o mesmo desenho e cumprir a ordem contida nela.
Depois de ler a carta e executar a ordem, deve-se colocar a carta debaixo das demais.
Dois peões não podem ocupar a mesma casa no tabuleiro (exceto na casa coração) devendo nesse caso o/a 2º jogador/a retornar a casa coração mais próxima.
Ganha o jogo aquele que primeiro chegar no final, mas você deve tirar o número correspondente ao número que falta para vencer, se o número for maior fique onde está.
Jogo da forca:
Peças:
1 forca de cartolina
Peças de papel para colar com o alfabeto
Como jogar:
Baseado no tradicional jogo da forca em que o objetivo é acertar a palavra oculta, o jogo apresenta palavras relacionadas a sexualidade.
Jogo de boliche:
Materiais:
3 pinos feitos de garrafas pet
cartões com perguntas
1 bola para derrubar os pinos
Objetivo:
Quem acerta a garrafa tem que responder uma pergunta, se acertar, ganha um prêmio.
No momento da apresentação de todos estes jogos também selamos o acordo de reproduzi-los e utiliza-los nas capacitações referentes à segunda versão do projeto, aplicando-os às outras cidades.