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PUBLICAÇÕES | |||||||||||||||||||||||||
![]() | ENREDOS CINEMATOGRÁFICOS NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ABUSO SEXUAL* Aldo Sena de Oliveira, bolsista de Extensão, 6º módulo de Química; Pedro Henrique de Oliveira Gomes, bolsista de Extensão, 6º módulo de Química; Lívia Monique de Castro Faria, bolsista de Extensão, 4º módulo de Química; Cláudia Maria Ribeiro, Orientadora - DED. *Financiado pelo MEC Nas análises culturais de inspiração pós-estruturalista, os textos culturais constituem-se numa gama de artefatos que nos possibilitam problematizar os contextos nos quais foram produzidos e circulam. Os filmes, textos culturais, através de seus códigos, recursos, imagens, canções e cenários permitem a abordagem da temática: Abuso Sexual quando nos inspiram emoções, desejos e discussões. Dentre essas discussões os filmes nos incitaram a pensar o silêncio, o medo, a infância, o autismo, os direitos humanos, o estupro, o incesto, a discriminação, os traumas psicológicos causados por essas violências todas advindas do abuso sexual. O presente estudo problematizou os filmes Efeito Borboleta de Eric Bress e J. Mackye Gruber, e Testemunha do Silêncio de Bruce Willians na tentativa de ampliação do tema abuso sexual, intencionalmente, como forma de atingir um grande contingente de sujeitos sociais, tais como os participantes do projeto "construindo práticas a partir dos compromissos com a defesa dos direitos sexuais da infância e adolescência no combate ao abuso sexual". Desta forma são permitidas várias discussões ampliando conceitos e problematizando os estranhamentos daqueles que forem interpelados acerca deste assunto, a partir de linhas de ação que consideram o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável. Tanto em Efeito Borboleta quanto em Testemunha do Silêncio, ao tornarem visíveis um assunto que ainda causa bastante rejeição ao ser abordado, seja por motivos de desconhecimento ou por tradição e cultura, apresentam interfaces com questões tais como intimidade, segredo e revelação. É importante ressaltar a contribuição do referencial teórico, de interpretação pósestruturalista de análise que permitiram o aprofundamento dos temas e que viabilizaram o desenvolvimento deste trabalho. | ![]() | |||||||||||||||||||||||
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