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CONSÓRCIO PRÓ-FORMAR O Curso de Licenciatura em Educação Infantil – Modalidade a distância é resultado de parceria interinstitucional estabelecida pelo consórcio Pró-Formar, assinado pelos reitores das Universidades, visando estabelecer uma rede de formação entre: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO (UFMT), UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP), UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ), UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) E UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). Estas instituições públicas de Ensino Superior, ao ofertarem cursos de formação inicial e continuada, gratuitos e de qualidade, usando para isso a modalidade à distância, estarão firmando seu compromisso com a escola pública e exercendo seu papel social, função e dever do Estado. Os objetivos deste programa ultrapassam os limites de uma profissionalização restrita apenas a obtenção de uma titulação e apontam para perspectivas de continuidade e de abrangência as que contemplem a qualificação acadêmica, o plano de carreira e a política de remuneração. Essa formação específica em que a teoria e prática se mesclem numa dinâmica transformadora e construtora de novos saberes, capaz de proporcionar, cada vez mais, um atendimento de qualidade às crianças menores de 6 anos de idade. Atendendo assim as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos: “A formação dos profissionais da Educação Infantil merecerá uma atenção especial, dada à relevância de sua atuação como mediadores no processo de desenvolvimento e aprendizagem. A qualificação específica para atuar na faixa de 0 a 6 anos inclui o conhecimento das bases científicas do desenvolvimento da criança, da construção de aprendizagens e a habilidade de reflexão sobre a prática, de sorte que esta se torne, cada vez mais, fonte de novos conhecimentos e habilidades na educação das crianças. Além da formação acadêmica prévia, requerer-se-á a formação permanente, inserida no trabalho pedagógico, nutrindo-se dele e renovando-o constantemente.”
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