CONSÓRCIO PRÓ-FORMAR

      O Curso de Licenciatura em Educação Infantil – Modalidade a distância é resultado de parceria interinstitucional estabelecida pelo consórcio Pró-Formar, assinado pelos reitores das Universidades, visando estabelecer uma rede de formação entre: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO (UFMT), UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP), UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT), UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS), UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ), UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) E UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES).

      Estas instituições públicas de Ensino Superior, ao ofertarem cursos de formação inicial e continuada, gratuitos e de qualidade, usando para isso a modalidade à distância, estarão firmando seu compromisso com a escola pública e exercendo seu papel social, função e dever do Estado.
O curso será destinado preferencialmente aos profissionais em exercício na Educação Infantil, em instituições públicas de atendimento as crianças de até 6 anos, que tenham ensino médio completo, residentes nos municípios convenentes.

      Os objetivos deste programa ultrapassam os limites de uma profissionalização restrita apenas a obtenção de uma titulação e apontam para perspectivas de continuidade e de abrangência as que contemplem a qualificação acadêmica, o plano de carreira e a política de remuneração. Essa formação específica em que a teoria e prática se mesclem numa dinâmica transformadora e construtora de novos saberes, capaz de proporcionar, cada vez mais, um atendimento de qualidade às crianças menores de 6 anos de idade.

      Atendendo assim as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos: “A formação dos profissionais da Educação Infantil merecerá uma atenção especial, dada à relevância de sua atuação como mediadores no processo de desenvolvimento e aprendizagem. A qualificação específica para atuar na faixa de 0 a 6 anos inclui o conhecimento das bases científicas do desenvolvimento da criança, da construção de aprendizagens e a habilidade de reflexão sobre a prática, de sorte que esta se torne, cada vez mais, fonte de novos conhecimentos e habilidades na educação das crianças. Além da formação acadêmica prévia, requerer-se-á a formação permanente, inserida no trabalho pedagógico, nutrindo-se dele e renovando-o constantemente.”

  • REITORES:
    João Luiz Martins – UFOP
    Paulo Speller – UFMT
    Taisir Mahmudo Karim – UNEMAT
    Manoel Catarino Paes Pero – UFMS
    Helvécio Luiz Reis – UFSJ
    Antônio Nazareno Guimarães Mendes – UFLA
    Rubens Sérgio Rasseli – UFES

  • COMITÊ GESTOR:
    UFOP – José Álvaro Tadeu Ferreira / Marcelo Luiz da Silva
    UFMT – Sandra Regina Geiss Lorensini – Kátia Morosov Alonso
    UFMS – Ordália Alves Almeida – Regina Aparecida Marques de Souza
    UFSJ – Dimas José de Resende – Maria Lúcia Guimarães
    UFLA – Claudia Maria Ribeiro – Ila Maria Silva de Souza
    UNEMAT – Jociane Rosa de Macedo Costa – Regisnei Aparecido de Oliveira Silva
    UFES – Garcia Negrão – Claudia Pereira do Carmo Murta

  • CONSELHO EDITORIAL
    UFOP – Héber Eustáquio de Paula – Elizabeth Antonini
    UFMT – Sandra Regina Geiss Lorensini – Maria de Lourdes Bandeira de Lamônica Freire
    UFMS – Ordália Alves Almeida – Antônio Lino Rodrigues de Sá
    UFLA - Claudia Maria Ribeiro – Ila Maria Silva de Souza
    UFSJ – Maria Lucia Monteiro Guimarães – Marize Maria Santana da Rocha
    UNEMAT - Jociane Rosa de Macedo Costa – Regisnei Aparecido de Oliveira Silva