LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

PROPOSTA DO CURSO:

  • Denominação: Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil.
  • Natureza: Curso de GRADUAÇÃO na modalidade à distância.
  • Pré-requisitos exigidos: ser funcionário da prefeitura conveniada, ter formação em nível médio e ser classificado em processo isolado de seleção (PIS) ou vestibular, organizado de acordo com as normas das Universidades participantes do Consórcio.
  • Unidade ofertante: UFLA
  • Público-alvo: profissionais de ensino médio atuando em creches e pré-escolas públicas e egressos do ensino médio.
  • Oferta de vagas: 200 (duzentas) vagas para 2005.
  • Regime acadêmico: na forma de créditos, sendo oferecidos na modalidade a distância. As atividades presenciais e a distância serão realizadas de modo complementar e indissociável.
  • Duração: o curso terá a duração mínima de 4 (quatro) anos.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Contribuir para compreensão do processo educativo na primeira etapa da Educação Básica, em suas múltiplas inter-relações pedagógicas, histórias, sociais, econômicas, políticas e culturais.
  • Contribuir para o conhecimento dos fundamentos teóricos das ciências que integram a proposta de atendimento à criança pequena, e, concomitantemente, seu tratamento didático-metodológico exigido, no âmbito da educação infantil.
  • Desenvolver autonomia pessoal e intelectual que lhe permita relacionar-se com o mundo do conhecimento e com os demais profissionais que integram o contexto educacional, conduzindo, assim, sua caminhada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • compreender a natureza das relações e inter-relações sociais, econômicas, políticas e culturais na constituição da realidade da educação infantil brasileira e regional, bem como a importância do processo de atendimento à criança pequena;
  • compreender os fundamentos das teorias do conhecimento que sustentam as propostas metodológicas do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança menor de seis anos;
  • compreender o processo de desenvolvimento da criança na construção de suas relações com o mundo e com os outros, em seus aspectos cognitivo, biológico, físico, motor, social, afetivo e moral;
  • conhecer criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da Educação Infantil;
  • desenvolver postura investigativa que o leve a problematizar a realidade, o seu entorno, e a compreender sua prática profissional em toda sua complexidade;
  • Desenvolver, no âmbito do projeto pedagógico de sua instituição, a capacidade de organização curricular para subsidiar, de forma integral, a criança, em seu processo de construção dos conhecimentos históricos no campo das Múltiplas Linguagens, do Pensamento Matemático, da descoberta da realidade Natural e Artificial e do Mundo Social como diversidade Cultural, Geográfica e Histórica;
  • criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando o diálogo, a troca de idéias e o trabalho colaborativo;
  • habilitar-se para o exercício da atividade profissional na Educação Infantil e desenvolver a competência técnico-política para propor soluções aos problemas do cotidiano, à luz de realidades diversificadas.

ESTRUTURA CURRICULAR
Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil

1º Núcleo de Estudos: Fundamentos da Educação
Fase I

Introdução à EAD e à Metodologia Científica - 60 h

Fase II
Filosofia - I, II, III – 180 h
Sociologia I, II, III – 180 h
Antropologia I, II, III – 180 h
Psicologia I, II, III – 210 h
História da Educação I, II, - 90 h

Fase III
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil I - 120 h
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil II - 120 h

Total 1º núcleo 1140 h

2º Núcleo de Estudos: Fundamentos da Educação Infantil: Cuidar e Educar
Fase I

Políticas Públicas em Educação Infantil - 60 h
Crescimento e Desenvolvimento da Criança I, II, III - 180 h
Saúde, Alimentação e Nutrição I, II - 120 h
Avaliação do Desenvolvimento da Criança - 60 h
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras: o Lúdico e o processo de Desenvolvimento Infantil- I, II - 90h
A Criança, a Família e a Instituição de Educação Infantil – 60 h

Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil III - 165 h

Total 2º núcleo 735 h

3º Núcleo de Estudos: Ciências Básicas e Metodologia da Educação Infantil
Fase I

Linguagens na Educação Infantil I e II(Linguagem e Pensamento) – 120 h
Linguagens na Educação Infantil III (Literatura Infantil) – 60 h
Linguagens na Educação Infantil IV e V (Linguagens Artísticas) – 120 h
Linguagens na Educação Infantil VI (Linguagem corporal) – 60 h
A Natureza e a Descoberta da Realidade Natural e Artificial - I, II - 120h
O Mundo Social e a Diversidade Cultural, Geográfica e Histórica - I, II - 120 h
O Pensamento Matemático: formação e desenvolvimento de conceitos – I, II, - 120 h

Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil IV - 120 h
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil V - 120 h

Total 3º núcleo 960 h

4º Núcleo de Estudos: Dinâmica e Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Fase I

Currículo na Educação Infantil – 90h
Gestão e Planejamento na Educação Infantil – 90 h
Educação Infantil, Cidadania e Educação Inclusiva – 60 h
A Dinâmica do Trabalho e a Organização do Espaço na Educação Infantil – 60 h
O Projeto Pedagógico das Instituições de Educação Infantil – 90 h

Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil VI – 165 h.
Atividades Complementares - 200 h

Total 4º núcleo 755 h
Total de Carga Horária do Curso 3590 h