compreender a natureza das relações e inter-relações sociais, econômicas, políticas e culturais na constituição da realidade da educação infantil brasileira e regional, bem como a importância do processo de atendimento à criança pequena;
compreender os fundamentos das teorias do conhecimento que sustentam as propostas metodológicas do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança menor de seis anos;
compreender o processo de desenvolvimento da criança na construção de suas relações com o mundo e com os outros, em seus aspectos cognitivo, biológico, físico, motor, social, afetivo e moral;
conhecer criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da Educação Infantil;
desenvolver postura investigativa que o leve a problematizar a realidade, o seu entorno, e a compreender sua prática profissional em toda sua complexidade;
Desenvolver, no âmbito do projeto pedagógico de sua instituição, a capacidade de organização curricular para subsidiar, de forma integral, a criança, em seu processo de construção dos conhecimentos históricos no campo das Múltiplas Linguagens, do Pensamento Matemático, da descoberta da realidade Natural e Artificial e do Mundo Social como diversidade Cultural, Geográfica e Histórica;
criar espaços de aprendizagem coletiva, incentivando o diálogo, a troca de idéias e o trabalho colaborativo;
habilitar-se para o exercício da atividade profissional na Educação Infantil e desenvolver a competência técnico-política para propor soluções aos problemas do cotidiano, à luz de realidades diversificadas.
ESTRUTURA CURRICULAR
Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil
1º Núcleo de Estudos: Fundamentos da Educação
Fase I
Introdução à EAD e à Metodologia Científica - 60 h
Fase II
Filosofia - I, II, III – 180 h
Sociologia I, II, III – 180 h
Antropologia I, II, III – 180 h
Psicologia I, II, III – 210 h
História da Educação I, II, - 90 h
Fase III
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil I - 120 h
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil II - 120 h
Total 1º núcleo 1140 h
2º Núcleo de Estudos: Fundamentos da Educação Infantil: Cuidar e Educar
Fase I
Políticas Públicas em Educação Infantil - 60 h
Crescimento e Desenvolvimento da Criança I, II, III - 180 h
Saúde, Alimentação e Nutrição I, II - 120 h
Avaliação do Desenvolvimento da Criança - 60 h
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras: o Lúdico e o processo de Desenvolvimento Infantil- I, II - 90h
A Criança, a Família e a Instituição de Educação Infantil – 60 h
Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil III - 165 h
Total 2º núcleo 735 h
3º Núcleo de Estudos: Ciências Básicas e Metodologia da Educação Infantil
Fase I
Linguagens na Educação Infantil I e II(Linguagem e Pensamento) – 120 h
Linguagens na Educação Infantil III (Literatura Infantil) – 60 h
Linguagens na Educação Infantil IV e V (Linguagens Artísticas) – 120 h
Linguagens na Educação Infantil VI (Linguagem corporal) – 60 h
A Natureza e a Descoberta da Realidade Natural e Artificial - I, II - 120h
O Mundo Social e a Diversidade Cultural, Geográfica e Histórica - I, II - 120 h
O Pensamento Matemático: formação e desenvolvimento de conceitos – I, II, - 120 h
Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil IV - 120 h
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil V - 120 h
Total 3º núcleo 960 h
4º Núcleo de Estudos: Dinâmica e Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Fase I
Currículo na Educação Infantil – 90h
Gestão e Planejamento na Educação Infantil – 90 h
Educação Infantil, Cidadania e Educação Inclusiva – 60 h
A Dinâmica do Trabalho e a Organização do Espaço na Educação Infantil – 60 h
O Projeto Pedagógico das Instituições de Educação Infantil – 90 h
Fase II
Seminário Temático e Atividades Práticas em Instituições de Educação Infantil VI – 165 h.
Atividades Complementares - 200 h
Total 4º núcleo 755 h
Total de Carga Horária do Curso 3590 h