FILMES E DOCUMENTÁRIOS SUGERIDOS

- Uma Família Bem Diferente (Breakfast With Scot)

Elenco: Cameron Ansell, Benz Antonie, Noah Bernett, Robin Brûlé, Thomas Cavanagh.
Direção: Laurie Lynd
Gênero: Comédia
Duração: 94 min.
Distribuidora: Paramount Video
Estreia: Direto em DVD - Maio 2009

Sinopse:
Eric vive para o hóquei. Agora, na faixa dos trinta, devido a um acidente em treino, deixou sua carreira de jogador profissional para se tornar comentarista de esportes na TV. É uma vida de sonho! Mas quando o namorado de Eric, Sam, avisa que eles terão que cuidar temporariamente de um menino, o confortável mundo de Eric desmonta. Chega Scot, recém-órfão de mãe, um menino de 11 anos e o oposto exato de Eric. Assustados com a alegria de viver de Scot, Eric e Sam gentilmente afastam Scot dos perfumados cremes das mãos e de tudo o que for cor-de-rosa, buscando um passatempo mais "aceitável": o hóquei. Por vontade própria o garoto se sujeita a essa condição com intuito de agradar Eric que, por sua vez, ao longo do filme, entende o que acontece e se põe a questionar a aceitação de identidades passando a aceitar Scot como realmente é. Ao final, o pai do menino volta para reivindicar sua tutela cabendo a Scot resolver se vai com o pai irresponsável ou mora com Eric e Sam.

O filme nos remete a uma série de possibilidades de discussão:
• Crianças adotadas por casais do mesmo sexo se tornam, necessariamente, homossexuais?
• Meninos podem constituir uma identidade sensível, imposta apenas a meninas?
• Existem brincadeiras próprias para meninos e outras diferentes para meninas?
• Meninos podem se beijar como forma carinhosa de cumprimento?
• Homossexualidade e feminilidade andam sempre pareadas? Um garoto que se veste diferente do padrão para meninos é um garoto homossexual?
• Até que ponto as pessoas se escondem para serem socialmente aceitas?
• Scot recusa suas preferências, para jogar hóquei, com medo de decepcionar Eric. O que leva o menino a ter esse comportamento?

- Assista o trailer dos filmes "Assunto de Meninas (Lost and Delirious)"

 

Sinopse: Ainda abalada pela perda da mãe, que morreu há 3 anos de câncer, a bela e sensível Mary Bradford (Mischa Barton) não consegue se comunicar com o pai e a ?madrasta. Alheios aos problemas emocionais dela, eles a enviam para um internato feminino. A recepção das novas colegas é ótima e ela é instalada no quarto das lindas Paulie Oster (Piper Perabo) e Tory Moller (Jessica Paré), a primeira rebelde e idealista e a outra insegura e rica. Aos olhos dos outros Paulie e Tory boas amigas, mas em seus corações elas são amantes ardentes. Apesar do espanto inicial, Mary, com seu jeito tímido, conquista a confiança das duas e se torna a única confidente do casal. Enquanto tenta se adaptar ao novo ambiente, Mary vê a dificuldade das amigas em lidar com alguns dos impasses do relacionamento, causados pelo preconceito de suas famílias e por suas profundas crises de identidade, principalmente quando Paulie e Tory são pegas na cama. Temendo uma reação contrária da família, Tory passa a ter uma relação heterossexual, para acalmar os ânimos. Além disto a própria Tory quer se convencer que é só amiga de Paulie, que não se conforma com esta situação pois a ama profundamente e não medirá conseqüências para ter de volta a pessoa que mais ama. Caberá a Mary tentar impedir que algo trágico aconteça.
Titulo Original: Lost and Delirious
Lançamento: 2001 (Canadá)
Direção: Léa Pool
Duração: 98 min
Gênero: Drama

- Assista o trailer dos filmes "Imagine eu e Você (Imagine me and you)"

Sinopse: O executivo Heck e a bela Rachel formam um jovem casal prestes a dizer sim, quando um encontro inesperado vira o mundo dela de cabeça para baixo.
Não culpe a moça! E se você descobrisse que a pessoa que foi feita para passar o resto da sua vida não é aquela que está do seu lado?
Uma história hilária com uma pitada de encontros e desencontros, bem comuns àqueles que já se apaixonaram à primeira vista. Imagine Eu e Você mostra que o caminho do amor nem sempre é aquele que imaginamos. Mas é traçado. De um jeito ou de outro.
Título Original: Imagine Me and You
Lançamento: 2006 (Reino Unido)
Direção: Ol Parker
Duração: 92min
Gênero: Comédia, Romance

- Assista o documentário "A Invenção da Infância" de Liliana Sulzbach - RS/2000.

“Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo”.

O sensível documentário de Liliana Sulzbach produzido há uma década, ainda é muito atual. Alguns dos aspectos que a diretora destaca em seu curta sobre as disparidades vividas pelas crianças brasileiras de diferentes grupos sociais em diferentes regiões do país tornaram-se, ao longo desses oito anos, mais polarizados. A discussão central deste documentário é o ser criança do ponto de vista de várias crianças depoentes pertencentes a diferentes grupos socioeconômicos, moradoras de centros urbanos e de regiões agrárias com e sem direito à educação de qualidade, exploradas como força de trabalho e/ou hiperestimuladas por meio de rotinas estafantes que as afastam de viver a infância como uma fase especial da vida. O documentário está organizado em blocos de discussão sobre a experiência de ser criança no Brasil. Cada vez que a voz off (narração de Kiko Vaz) aparece, ela demarca um dos blocos de discussão, a saber: a gênese do conceito de infância e seu desenvolvimento até os dias atuais, forçando os expectadores a questionarem suas concepções sobre a infância com as experiências vividas pelas crianças brasileiras em diferentes realidades sociais.

Primeira parte:

 

Segunda parte:

Terceira parte:

 

- Assista a fala da contadora de histórias e escritora Chimamanda Ngozi Adichie sobre os lados de uma mesma história.

Primeira parte:

 

Segunda parte:

- Vídeo da visão das crianças sobre a sexualidade e de onde vêm os bebês. Material preparado pela Revista Nova Escola.

 

 

 
  
Voltar
Universidade Federal de Lavras
Departamento de Educação - DED
Campus Universitário - Caixa Postal 3037
CEP 37200-000 Lavras - MG - Tel/Fax: 35.3829.1445
Copyright © 2010