RELATÓRIO DA 28ª REUNIÃO ANUAL GE 23 GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO Coordenadora: Guacira Lopes Louro Vice-coordenador: Paulo Rennes Marçal Ribeito A 28a Reunião Anual revestiu-se de especial importância para o GE 23, uma vez que neste encontro esperava-se demonstrar que o grupo detinha as condições necessárias para propor à Assembléia Geral sua passagem para GT. Com tal objetivo, ao longo do ano de 2004, havia-se feito, coletivamente, todo empenho no sentido de ampliar a participação, no GE, dos núcleos e grupos de pesquisa ligados às temáticas de gênero, sexualidade e educação sexual existentes nas várias instituições de ensino superior no País. Na mesma direção, durante as sessões da R.A., buscou-se garantir o debate qualificado dos textos apresentados. Na noite de encerramento da R.A., a Assembléia Geral aprovou a proposição do novo GT, reconhecendo o trabalho que havia sido empreendido nesses dois anos. O relatório que se segue descreve as atividades realizadas durante a 28ª RA e aponta algumas diretrizes para o próximo ano. Caracterização do GE As sessões de apresentação de trabalhos do GE foram acompanhadas por 79 participantes. Registraram presença inúmeros grupos e núcleos de estudo, na sua maioria ligados às temáticas centrais do GE, e outros que, de alguma forma, sentiram-se estimulados a acompanhar as questões debatidas no âmbito deste GE. A listagem que se segue é expressiva desta participação: ALEPH – Faculdade de Educação – SSE/UFF CECAPRO/SEDEC/PMJP – Centro de Capacitação de Professores – Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB Corpo Gênero e Educação – UFF EDGES – Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidade – Faculdade de Educação/USP GDPEAS GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – Faculdade de Educação/ UFRGS GEISH – Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sexualidade Humana – Faculdade de Educação/UNICAMP GEPEGS – Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Gênero e Sexualidade – Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP – Presidente Prudente GEPHE – Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação – Faculdade de Educação/UFMG GETEC – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre relações de Gênero e Tecnologia – Programa de Pós-graduação em Tecnologia/UTFPR Grupo de Estudos de Gênero e Educação/UNIJUÍ Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Representações Sociais e Escola Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Família – Faculdade de Educação/UDESC IPPSEA – Instituto de Planejamento, Pesquisa Social e Estudos Avançados – Florianópolis/SC MAB – Movimento de Adolescentes do Brasil NES – Núcleo de Estudos da Sexualidade – Faculdade de Educação/UDESC NETE/UFMG NIPAM/UFPB – SEDEC/CECAPRO Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadoras e Educadores – DED/UFLA Núcleo de Políticas Públicas, Gestão e Planejamento em Educação/UFPE Núcleo Vida e Cuidado: Pesquisa e Estudos sobre violências/UFSC NUSEX – Núcleo de Sexualidade – UNESP, Araraquara – UEM, Maringá NUTES – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ ONG Ciranda – Entretecendo Caminhos – Lavras/MG PAVIVIS – Programa de Atendimento as Vítimas de Violência Sexual PENESB – Programa de Educação sobre Negro na Sociedade Brasileira/UFF Além das instituições às quais estes grupos estão vinculados, o GE contou com participantes ligados a outras universidades e instituições (CUML, UENF, UERJ, UFES, UFJF, UFMS, UFPR, UFRGS/USIMINAS, UFRJ, UFSJ, ULBRA, UMESP, UNIPAC, UNIPLAC, UNISUI / IESA, UNIUBE) e secretarias municipais de educação (de Caxambu, de Vitória e do Rio de Janeiro). Organização do Trabalho no GE – O programado e o realizado na 28ª Reunião Anual As atividades do GE foram organizadas com vistas a garantir o aprofundamento do debate teórico-metodológico dos trabalhos que seriam apresentados, já que essa se constituía numa das principais proposições do grupo na RA de 2004. Nesta direção, optou-se por reunir os treze textos aprovados pelo critério de aproximação temática, o que resultou na apresentação de três trabalhos sobre educação sexual, na manhã de segunda-feira, seguidos, na tarde deste mesmo dia, por quatro trabalhos que se voltavam para a escola e as questões de gênero; na manhã terça-feira, estavam previstos quatro trabalhos que tinham como foco sexualidade e, finalmente, na manhã de quarta-feira, dois trabalhos que tratavam de questões de gênero/sexualidade em produtos culturais (videogames e novelas). A programação desenvolveu-se conforme previsto, com exceção de um trabalho que não foi apresentado (Juventude e sexualidade em movimento), devido à ausência de sua autora, Rosângela Steffen Vieira. Os/as apresentadores/as haviam sido orientados, antecipadamente, no sentido de organizarem suas exposições utilizando no máximo 25 minutos e todos atenderam a esta solicitação. Essa providência, bem como o fato de os textos estarem disponíveis antecipadamente e os trabalhos terem sido apresentados em seqüência, parece ter contribuído para a qualificação do debate que, efetivamente, foi aprofundado, uma vez que ligações (ou eventuais contrastes) observados entre os textos foram discutidos em bloco e por um tempo mais amplo. Atendendo a uma orientação da reunião entre coordenadores de GT/GE e diretoria, bem como a um desejo expresso pelo grupo, reservou-se um tempo para apresentação de pôsteres no contexto do GE. Essa atividade ocorreu em dois momentos (de quarenta minutos), ao final das sessões de segunda e de terça-feira. As apresentações foram curtas (entre 5 a 10 minutos), mas valorizadas como oportunidade de maior visibilidade e também como estimulo para uma visita e um diálogo mais demorado na sessão de apresentação coletiva programada pela Anped para a tarde de terça-feira. Registramos a ausência de um dos pôsteres selecionados, Currículo e pedagogia cultural: gênero, raça e etnia na formação docente, de autoria da professora Ruth Sabat. Nesta 28ª RA, o GE optou por não ter trabalho encomendado. O mini-curso programado pelo GE: Perguntas gerando perguntas em Educação Sexual foi desenvolvido sob a responsabilidade das professoras Érica Renata de Souza (PUC-Campinas/UNICAMP), Elizabete Franco Cruz (UPSCar), Maria Teresa de Arruda Campos (CVRC/SEMEARH) e Helena Altmann (UNICAMP). Realizado em três sessões, conforme previsto, foi acompanhado por cerca de 30 participantes, dentre os quais destacamos professores da rede municipal de Caxambu. Uma sessão de conversas promovida pelo GE foi realizada na noite de terça-feira. Intitulou-se A inserção da escola no combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil e esteve a cargo das professoras Jane Felipe (GEERGE/UFRGS), Cláudia Ribeiro (UFLA e GEISH/UNICAMP) e Renata Coimbra Libório (UNESP/ Presidente Prudente), contando com expressiva participação. O GE integrou, ainda, a sessão especial promovida pelo GT 6 Educação Popular (coordenado pela professora Edla Eggert), realizada na tarde de quarta-feira, intitulada Corpo, violência e educação, por meio da participação da professora Dagmar Meyer (UFRGS) que abordou questões relativas a corpo e gênero. Nessa sessão especial, também se registrou uma boa presença de assistentes, o que surpreendeu, positivamente, uma vez que a tarde de quarta-feira, ultimo dia da RA, é, muitas vezes, mais esvaziada. Na manhã de quarta-feira, a partir das 10 horas, o GE realizou sua sessão de avaliação das atividades, promoveu eleições internas e levantou propostas para o ano de 2006. Nesta sessão, a coordenadora leu para o grupo, na íntegra, a Proposição de passagem do GE para GT (que seria levada à Assembléia Geral à noite), para a qual havia sido coletado um número muito significativo de assinaturas tanto dos membros do GE quanto de outros GTs. O texto foi plenamente aprovado pelos/as participantes. Na avaliação do grupo, a dinâmica utilizada na apresentação dos trabalhos e pôsteres nesta 28ª RA foi considerada positiva. Conforme os/as participantes, o debate teórico efetivamente avançou em relação ao ano anterior. Face essa constatação, reafirmou-se a importância de os textos estarem disponíveis com antecedência na internet, bem como sugeriu-se que fosse mantido o limite de treze trabalhos para apresentação, no máximo, acrescidos de um trabalho encomendado. A apresentação dos pôsteres no contexto do GE também foi avaliada positivamente, propondo-se que a mesma seja mantida no próximo ano com o tempo limite de cinco minutos para cada apresentação. Ainda em relação aos pôsteres, foi sugerido que seja providenciado um espaço (no contexto do GE/GT) para sua exposição durante a RA., o que garantiria maior visibilidade e propiciaria outros momentos de diálogo com os/as autores/as. O grupo considerou que o espaço de divulgação de pôsteres fora do GE foi pouco proveitoso. A proposta é que seja repensado o modo como será realizada a exposição no próximo ano, principalmente no que se refere ao local. Houve sugestão para que se ampliasse o número de pôsteres a serem apresentados (até 10 pôsteres). Programação para 2006 Para o próximo biênio, foram escolhidos como Coordenadora, a professora Guacira Lopes Louro (UFRGS) e como Vice-coordenadora, a professora Cláudia Ribeiro (UFLA)*. A lista tríplice para representante do GT23 no Comitê Científico ficou integrada pelos seguintes nomes: 1) Dagmar E. Meyer (UFRGS) Email: dagmaremeyer@yahoo.com.br Telefones: (51) 33254164 e (51) 33163428 2) Ana Maria Faccioli de Camargo (UNIUBE e UNICAMP) Email: ana.camargo@uniube.br; camargo@unicamp.br Telefones: (19) 97907031 3) Maria Eulina Pessoa de Carvalho (UFPB) Email: mepcarv@terra.com.br Telefones: (83) 2262345 e (83) 2167448/7702 Como Consultores ad hoc, foram indicados: Paulo Rennes Marçal Ribeiro (UNESP/Araraquara) Email: paulorennes@fclar.unesp.br Telefones: (16) 33316248 e (16) 33016210 Jane Felipe (UFRGS) Email: nana_felipe@yahoo.com.br Telefones: (51) 33163428 (51) 30263081 Luis Henrique Sacchi dos Santos (ULBRA) Email: luishss@terra.com.br; luishss@ulbra.br Telefones: (51) 3477-4000 (r.2308) O Grupo decidiu, ainda, que as integrantes da lista tríplice que não forem indicadas pela diretoria para compor o Comitê Cientifico, participarão como consultoras ad hoc. Entre as prioridades do GT para o próximo ano, está a concretização de uma página do grupo, na internet. Entende-se que este é um veículo especialmente importante para comunicação entre os integrantes e deverá ser feito todo empenho para viabilizar o site, preferentemente, a partir do Portal da Anped. Em relação às atividades planejadas para a 29ª Reunião Anual, destacou-se a necessidade de o grupo promover uma mesa ou uma sessão de conversas sobre a inclusão das temáticas de gênero e sexualidade nas políticas públicas de formação de professores. Para a preparação desta sessão, os membros do GT estarão fazendo levantamentos, nos próximos meses, sobre as atuais políticas e eventuais programas que estejam em andamento nesta direção. O Grupo indicou como questão central para o trabalho encomendado da próxima R.A.: “modos e formas de pesquisar gênero e sexualidade” ou “modalidades de pesquisa em gênero e sexualidade”. Em relação ao mini-curso, optou-se por manter a modalidade de livre encaminhamento de propostas. Foi ressaltada, mais uma vez, a importância de manutenção de atividades do GT ao longo do ano e indicadas algumas oportunidades para essa ação. Foram lembrados, muito especialmente, dois eventos já programados para 2006: a Anped Sul, que será realizada em julho, na cidade de Santa Maria/RS e o ENDIPE, que será realizado em Recife em abril. Prazos e formas de participação do GT 23 nesses encontros foram discutidos. Caxambu, outubro de 2005. Guacira Lopes Louro Coordenadora GE Gênero, sexualidade e educação *Informações e contatos da Coordenação: Coordenadora: Guacira Lopes Louro (UFRGS) Email: gllouro@portoweb.com.br Telefones: (51) 33373675 Vice-coordenadora: Claudia Ribeiro (UFLA) Email: ribeiro@rumba.ufla.br Telefones: (35) 38213365 |