Formação docente

Curso de extensão A formação docente no movimento reflexivo e discursivo da prática pedagógica

Durante os meses de fevereiro e março, o Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita – NELLE, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Lavras e o Departamento de Educação, ofereceu um curso de extensão aos professores da Escola Municipal José Luiz de Mesquita, atendendo também aos profissionais da rede particular de ensino da cidade de Lavras e aos graduandos da Universidade Federal de Lavras.

Cursistas

O curso de extensão A formação docente no movimento reflexivo e discursivo da prática pedagógica, sob a coordenação da Profa. Ilsa do Carmo Vieira Goulart, foi dividido em seis encontros ministrados pelas professoras Adriana Pryscilla Duarte de Melo, Dalva de Souza Lobo, Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Josiane Marques e Luciana da Silva Soares.

Os encontros tiveram o objetivo de propiciar um espaço de discussão e reflexão sobre a prática pedagógica, subsidiados pela concepção de linguagem na interatividade e interdiscursividade.

O trabalho com a formação continuada considera que a ação do professor não se encontra em um espaço da neutralidade, o fazer docente age em uma esfera da complexidade e da amplitude das relações humanas, isto porque se “não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo”, conforme nos mostra Paulo Freire.