V Colóquio Teoria Crítica e Educação

V COLÓQUIO TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO

O evento “V COLÓQUIO TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO: Projeto Cinema Com Vida (2008-2018) – uma década de experiência estética na formação docente”, contará com a presença de estudiosos de instituições de ensino do Estado de São Paulo e de Minas Gerais. Do dia 17 a 20 de setembro, por meio de mesas redondas, minicurso, lançamento de filme, e debates no Anfiteatro do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, a quinta edição deste evento comemora os 10 anos do Projeto Cinema Com Vida, que estuda a arte cinematográfica como experiência fundamental na formação estética de professores e futuros professores.

O Projeto de Extensão

O Projeto de extensão em interface com a pesquisa “Cinema com Vida”, cujo objetivo é compreender o cinema como arte que expressa as modificações sociais e perceptivas produzidas ao longo do século XX e início do século XXI, de modo que se possa aprender a lidar com essas modificações no processo de ensino e aprendizagem.

O cinema tem sido utilizado com progressiva frequência por docentes e licenciandos de diferentes áreas do conhecimento, mas esta utilização ainda carece de estudos teóricos e práticos desenvolvidos no processo de formação docente. Essa carência, em meio a excessiva oferta de filmes, deixa os professores e futuros professores isolados para enfrentar as dificuldades diante da escolha e do desenvolvimento do trabalho com filmes. A relação pouco desenvolvida entre professores e futuros professores com a sétima arte, em muitos casos, não instiga a busca de conhecimentos sobre o cinema enquanto um produto cultural que expressa o desenvolvimento tecnológico ocorrido ao longo do tempo e como ele exerce influência nas formas perceptivas no século XXI. Este projeto de extensão visa contribuir para a construção de uma perspectiva de formação docente que considere que o cinema pode promover a educação dos sentidos e da reflexão crítica. Com este intuito, o projeto vem exibindo, analisando e discutindo semanalmente filmes clássicos que influenciaram a produção cinematográfica da atualidade. O trabalho acontece às quartas-feiras, 14 horas, no Museu de História Natural – Campus histórico da UFLA.

Integrantes: Luciana Azevedo Rodrigues, Marcio Norberto Farias

Demais integrantes: Carlos Betlinski, Vanderlei Barbosa, Dalva de Souza Lobo