Coordenação do Curso de Pedagogia (UFLA) parabeniza primeira turma do curso pela colação de grau

A jornada até aqui

Caminho, estrada, jornada… são palavras que percorrem nossa mente ao iniciarmos algo em nossa vida. O primeiro passo dado em busca de um objetivo almejado é sempre incerto, às vezes trêmulo, mas sempre novo e desafiante. Vislumbramos no horizonte o nosso sonho e os passos, que são necessários para chegar até ele, percorrerão um caminho longo na partida, mas curto ao ser visto da chegada.  É nesse olhar da chegada que estamos, virados para os quase cinco anos vividos dentro da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a formatura da primeira turma do curso de Pedagogia.

Para chegar até aqui, um longo processo de construção coletiva se deu, numa estrada nem sempre reta, nem sempre livre, com muitos desafios. Desde 2005, com o curso de Pedagogia para Educação Infantil, junto ao Consórcio Pró-Formar, e com o curso de Pedagogia na modalidade a Distância, criado em 2012, os docentes do Departamento de Educação mobilizaram-se para relevar na UFLA a importância da pesquisa em educação, do papel transformador do educador e da formação de professores da educação básica, culminando seus esforços na elaboração do projeto de criação do curso de Pedagogia presencial em 2014.

Eis que em 2015 inicia-se a primeira turma do curso de Pedagogia presencial da UFLA, ocupando, enfim, o espaço físico da universidade. O verbo no presente faz vivos os sentimentos que brotaram naquele dia. A expectativa dos que estavam e dos que chegaram: estudantes, docentes em meio a uma proposta de formação de professores humana e comprometida com a sociedade. Podemos dizer que o espaço da universidade, já consagrado como fonte do conhecimento, também é espaço de encontro e foi nesse encontro que a formação dos/as estudantes da primeira turma de Pedagogia iniciou e sua jornada começou.

Poderíamos, neste momento, romantizar essa jornada, como aquelas histórias de contos de fadas que ouvíamos quando crianças, mas a realidade nos impede. Não foram poucas as dificuldades enfrentadas tanto no nível individual quanto coletivo. Cada um, cada uma tem, em sua lembrança desse tempo na graduação, um fato que o/a fez repensar a continuidade do curso. Uma questão familiar, financeira, de saúde… Na memória particular, o desafio enfrentado dói, mas também alegra pela sua superação e aprendizagem. Ao voltarmos à nossa memória coletiva, no entanto, vemos as inquietações perdurarem. Se em nossas individualidades conseguimos ver nossas conquistas, na nossa coletividade deparamo-nos com lutas. Cortes na educação, ataques à universidade pública e à democracia são apenas alguns dos aspectos que emergiram nesse período, fazendo com que a conclusão do curso e o tornarse pedagogo/a, mais do que nunca, tenha de ser um ato de compromisso humano, social e político. “Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica”, já nos dizia Paulo Freire.

Contudo, peçamos agora licença para celebrar essa jornada e trazer à tona os tempos felizes que vivemos, as amizades conquistadas, o conhecimento apreendido, a pessoa que cada um e cada uma se tornou nesse processo de construção e reconstrução de quem somos. Nenhuma daquelas pessoas, que se encontraram naquele primeiro dia de aula do curso de Pedagogia, hoje é a mesma. E isso não se dá apenas pelo tempo que se passou, dá-se pela experiência e pelo conhecimento que todos/as viveram e ajudaram o/a outro/a a viver também. Em tempos sombrios como o que estamos vivendo, ser feliz, amar e celebrar as conquistas é um ato de resistência e ousadia! Sejamos ousados/as então!

Ousemos celebrar a pessoa que cada um/a se tornou! Ousemos celebrar cada estudante e cada docente desse curso! Ousemos celebrar a universidade pública! Ousemos celebrar a educação como prática de liberdade! Ousemos ser, enfim, a primeira turma de Pedagogos/as formada pelo curso presencial da Universidade Federal Lavras!

Em nome de todos/as docentes do Departamento de Educação, parabéns aos/às formandos/as!

Professora Luciana Soares da Silva

Coordenadora do Curso de Pedagogia (presencial)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *