MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
Fundo Nacional Desenvolvimento da Educação

PROJETO: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Universidade Federal de Lavras - MG

COORDENADORAS: Profa. Dra. Cláudia Maria Ribeiro (UFLA) e Profa. Dra. Ila Maria Silva de Souza (UFLA)

Equipe

Nome

Unidade

Categoria Profissional

Função no Projeto

Cláudia Maria Ribeiro

DED/UFLA

Profa. Associada

Coordenação

Ila Maria Silva de Souza

DED-UFLA

Profa. Adjunta

Coordenação

Carolina Faria Alvarenga

DCH-UFLA

Profa. Assistente

Coordenação adjunta

Sabrina Azevedo Ferreira Assis

DED/UFLA

Assistente em Administração

Assistente de Pesquisa

Maria de Fátima Ribeiro

DED/UFLA

Jornalista

Assessoria Comunicação

Elizabete Franco Cruz

USP-Leste

Profa. Adjunta

Coordenação adjunta

Natalúcia Matos Araújo

USP-Leste

Profª. Adjunta

Coordenação ajunta

Anderson Ferrari

UFJF

Prof. Adjunto

Coordenação adjunta

Roney Polato de Castro

UFJF

Prof. Substituto

Coordenação adjunta

Helena Altmann

UNICAMP

Profa. Adjunta

Coordenação adjunta

Ana Maria Faciolli Camargo

UNICAMP

Profa. Adjunta

Coordenação adjunta

Maria Teresa Arruda Campos

UNICAMP

Doutoranda

Coordenação adjunta

Ricardo de Castro e Silva

UNICAMP

Doutorando

Coordenação adjunta

Paulo Reis

UNICAMP

Doutorando

Coordenação adjunta

Constantina Xavier Filha

UFMS

Profa. Adjunta

Coordenação adjunta

Bolsistas

USP; UFJF; UFLA; UNICAMP; UFMS

Acadêmicos/as dos cursos das universidades

Participar da formação para atuar nas atividades a serem oferecidas para  educadoras/cursistas

Profissionais da Educação Infantil

Cidades que integram o Fórum E.I.

Professoras, coordenadoras, monitoras.

Participar do curso de formação e produzir textos para as publicações

 OBJETIVOS

Geral

Qualificar técnica e politicamente 500 professoras/es que atuam na educação infantil com vistas a implementar a Educação para a Sexualidade e Gênero para crianças de 0 até 6 anos, intencional e sistematicamente, nas Instituições de Educação Infantil.

Específico

  1. Realizar encontros da equipe de docentes profissionais das universidades que integram o projeto com vistas a aprofundar o referencial teórico, planejar, executar e monitorar as atividades; 

  2. Realizar a formação de 25 discentes das universidades para participação nas atividades; 

  3. Realizar um curso de formação [1] de 500 educadoras e educadores com a duração de 80 horas, sendo 60 h presenciais e 20 h a distância;

  4. Orientar a elaboração e apresentação de projetos de Intervenção Educacional nas escolas em que as educadoras e educadores atuam; 

  5. Produzir material didático sob a forma de um livro, contendo encartes com sugestões de atividades para subsidiar teórico-metodologicamente as propostas curriculares da Educação Infantil;

  6. Elaborar uma página na internet e um jornal temático;

  7. Pesquisar, revisar e problematizar os conceitos de gênero, sexualidades e suas relações com as infâncias e a construção das identidades.

  8. Contribuir para a discussão e formulação de políticas públicas em torno da relação entre formação de professoras e professores, infâncias e as temáticas de gênero e sexualidade.

  9. Desenvolver a articulação entre ensino-pesquisa-extensão que é função das Universidades Públicas.

  10. Organizar um Seminário em torno da temática Gênero e Diversidade Sexual nos currículos da Educação Infantil, apresentando as experiências e os resultados do projeto.

METODOLOGIA

A elaboração de um Projeto envolvendo diretamente educadoras, educadores, crianças e equipes pedagógicas das escolas e coordenado por docentes de 5 universidades que já atuam no processo de formação de educadoras/es e que vem possibilitando o intercâmbio de saberes, de experiências, de materiais e a construção de subsídios para a elaboração de políticas públicas específicas ampliará sobremaneira as possibilidades de interlocução. Atuar com acadêmicos e acadêmicas das universidades integrantes do Projeto tem constituído, nas experiências anteriores, um espaço privilegiado para articular o ensino, a pesquisa e a extensão na busca de viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Dessa forma, o projeto, que considera o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma indissociável, constituir-se-á em sete linhas de ação, a saber:

1ª. Grupo de Estudos/Trabalho: Encontros da equipe de docentes profissionais das universidades que integram o projeto com vistas a aprofundar o referencial teórico, planejar, executar e monitorar as atividades; pesquisar, revisar e problematizar os conceitos de gênero, sexualidades e suas relações com as infâncias e a construção das identidades. Contribuir para a discussão e formulação de políticas públicas em torno da relação entre formação de professoras/professores, infâncias e as temáticas de gênero e sexualidade;

2ª. Curso para discentes: Formação de 25 discentes das universidades para participação nas atividades num total de 40 h sendo 24 presenciais e 16 h a distância;

3ª. Curso para Educadoras da Educação Infantil: Curso de formação de 500 educadoras e educadores com a duração de 80 horas sendo 60 presenciais e 20 a distância;

4ª. Projetos de Intervenção Educacional nas escolas: elaboração e apresentação, pelos/as cursistas de projetos de intervenção nas escolas em que atuam. A equipe de docentes responsável pela oferta do Curso subsidiará as/os participantes do mesmo na elaboração dos Projetos de Intervenção Educacional. Será proposta uma pesquisa colaborativa realizada pelos/as cursistas para observar a sua realidade na Educação Infantil, ou seja, o cotidiano das instituições e, a partir daí, elaborar os Projetos de Intervenção Educacional que deverá conter: a indicação do prazo de início e término para a sua execução; foco na Educação Infantil; o envolvimento das famílias; articulação com o projeto Político Pedagógico da escola;

5ª. Produção de material didático: Produção de um livro intitulado: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil para subsidiar teórico-metodologicamente as propostas curriculares da Educação Infantil com o seguinte conteúdo: 

2.4.1. Prefácio

2.4.2. Introdução – um projeto e muitas mãos!

2.4.3. Capítulo 1 – Panorama conceitual: os currículos na Educação infantil – enfoques teórico-metodológicos pós-estruturalistas: concepção de infância, sexualidades, sexualidades e infâncias, gênero, redes de proteção: intersetorialidade das políticas públicas na abordagem e enfrentamento da homofobia, sexismo, violências sexuais;

2.4.4. Capítulo 2 - O Projeto Político-pedagógico na educação infantil: construindo cidadanias com foco no respeito às diferenças.

2.4.5. Capítulo 3 – as linguagens na educação infantil: corporal, musical, teatral, leitura/escrita, poética, jogos, brinquedos e brincadeiras e a ludicidade na infância articulados à temática de sexualidade e gênero.

2.4.6. Capítulo 4 – Aprendizes ensinantes: relatos de experiências. Saberes, práticas educativas, metodologias para a ação docente na educação infantil para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento ao sexismo e a homofobia:

2.4.6.1. Bicha, sapatão, travesti e que mais? Identidades de gênero no cotidiano da Educação infantil;

2.4.6.2. É normal? As manifestações da sexualidade infantil;

2.4.6.3. Famílias... o problema?

2.4.6.4. Violências sexuais – sem pânico nem obscurecimento;

2.4.7. Capítulo 5 – Projetos e Metodologias – caminhos possíveis: analisando materiais para o trabalho com crianças. Encartes contendo jogos, brinquedos e brincadeiras criados a partir da elaboração de projetos de Intervenção.

6ª. Comunicação/Divulgação: Página na internet e jornal temático;

7ª. Seminário: Organizar um Seminário em torno da temática Gênero e Diversidade Sexual nos currículos da Educação Infantil, apresentando as experiências e os resultados do projeto.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Todas as atividades serão planejadas, executadas e avaliadas sob a responsabilidade da Coordenação do projeto utilizando-se de diversos instrumentos tais como: listas de recebimento de material, listas de presença dos cursos, registros da pré-testagem da produção do livro, fotos, filmagens, arquivo de recortes de jornal, arquivo das reportagens de rádio e TV, dentre outros.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

15 meses

                                 AÇÃO

                               PERÍODO

Grupo de Estudos/Trabalho [2]

Novembro de 2009 a dezembro de 2010

Curso para discentes nas IES [3]

Fevereiro de 2010 a junho de 2010

Curso para Educadoras/es da Educação Infantil [4]

Abril de 2010 a outubro de 2010

Projetos de intervenção nas escolas [5]

Agosto de 2010 a novembro de 2010

Produção do livro: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil [6]

Novembro de 2009 a dezembro de 2010

Comunicação/Divulgação [7]

Novembro de 2009 a dezembro de 2010

Seminário [8]

Dezembro de 2010

PÚBLICO ALVO:

500 Educadoras e educadores que atuam na Educação Infantil, em escolas públicas das cidades de: São Paulo - SP, Campinas - SP, Lavras - MG, Juiz de Fora - MG, Campo Grande – MS, sendo de responsabilidade de cada equipe das Universidades que integram o Projeto a formação de 100 educadoras/es e o acompanhamento de 10 Projetos de intervenção

______________________________________

[1] Concepção de currículo, infância, sexualidades, sexualidades e infâncias, gênero, redes de proteção: intersetorialidade das políticas públicas na abordagem e enfrentamento da homofobia, sexismo, violências sexuais; o Projeto Político-pedagógico na educação infantil: construindo cidadanias com foco no respeito às diferenças; as linguagens na educação infantil: corporal, musical, teatral, leitura/escrita, poética, jogos, brinquedos e brincadeiras e a ludicidade na infância articulados à temática de sexualidade e gênero; saberes, práticas educativas, metodologias para a ação docente na educação infantil para a promoção do reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento ao sexismo e a homofobia.

[2] Reuniões bimensais para aprofundamento do referencial teórico, planejamento e encaminhamento da execução das linhas de ação. Os locais das reuniões serão itinerantes entre as Universidades participantes.

[3] Esse curso será ministrado para as equipes de bolsistas das universidades integrantes do projeto com a duração de 40 h (24 h presenciais e 16 h a distância). Planeja-se um encontro de 16 h presenciais de toda a equipe e, a formação continuada será de responsabilidade de cada Coordenação local.

[4] Será ministrado pela Equipe Coordenadora do projeto em cada uma das cidades que integram o mesmo, em número de 100 educadoras e educadores em cada cidade.

[5] Projetos de Intervenção Educacional elaborados, apresentados e desenvolvidos pelas/os cursistas, a ser construído individualmente ou em grupo com, no máximo, 10 cursistas. Referido Projeto deverá ser construído com a participação efetiva dos diferentes sujeitos sociais de cada escola. Também se pretende envolver a comunidade escolar como um todo na elaboração e execução deste Projeto. Os temas serão definidos de acordo com as necessidades de cada instituição e cursistas participantes.

[6] Produção de um livro na temática do projeto com encartes com sugestões de atividades para a Educação Infantil. O processo contemplará os procedimentos a serem observados na produção dos materiais didáticos e paradidáticos que constam do Manual do projeto Educação para a Promoção do Reconhecimento da Diversidade Sexual e Enfrentamento ao sexismo e à homofobia – Anexo I da Resolução CD/FNDE no. 16 de 08 de abril de 2009.

[7] Página na internet e jornal temático que cumprirão a função de veicular/divulgar as ações realizadas em cada uma das cinco cidades bem como textos, informes, agendas, etc.

[8] Planejado, executado e avaliado para apresentação das experiências e resultados do Projeto na temática de Gênero e Diversidade Sexual nos currículos da Educação Infantil.

 

 
  
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