Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Apoio às manifestações do Fórum Mineiro de Educação Infantil e outras entidades

POSICIONAMENTO PÚBLICO CONTRA A ADOÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO INFANTIL

A Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas,Educação e Letras da Universidade Federal de Lavras, posicionamo-nos contra a adoção de livros didáticos e obras pedagógicas (objetos 1 e 3 do PNLD EI 2022) nas creches e pré-escolas. Temos, na composição de nossa unidade acadêmica, o Núcleo de Educação da Infância da UFLA (NEDI), unidade universitária de Educação Infantil, e o Departamento de Educação (DED), que atuam no ensino, na pesquisa e na extensão na área da educação da primeira infância. Atuamos também no Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) desde 1999, articulando teórica e politicamente debates em torno do tema nos municípios do sul de Minas Gerais. Como parte do Fórum Mineiro de Educação Infantil, apoiamos sua manifestação contra o referido edital que vai na contramão da Educação Infantil que lutamos há tantas décadas para construir!

Leia na Intergra:  Documento de apoio,da FAELCH ,  às manifestações do Fórum Mineiro de Educação Infantil e outras entidades, incluindo Faculdades de Educação, contra o PNLD da Educação Infantil, que visa oferecer obras didáticas e obras pedagógicas para as instituições de Educação Infantil

 

 

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

 

CARTA ABERTA DO MIEIB POSICIONAMENTO PÚBLICO CONTRÁRIO AOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

https://www.mieib.org.br/wp-content/uploads/2021/08/06.08.2021_CARTA-ABERTA-DO-MIEIB_N%C3%83O-AO-LIVRO-DID%C3%81TICO-NA-EI.pdf

 

Considerações da Undime sobre o PNLD para a Educação Infantil

https://undime.org.br/noticia/06-08-2021-14-53-consideracoes-da-undime-sobre-o-pnld-para-a-educacao-infantil

 

Posicionamento: Não ao livro didático e por um currículo vivo na Educação Infantil

http://avante.org.br/nao-ao-livro-didatico-e-por-um-curriculo-vivo-na-educacao-infantil/

PNLD 2022 vai na contramão dos direitos de aprendizagem na Educação Infantil

https://educacaointegral.org.br/reportagens/pnld-2022-vai-na-contramao-dos-direitos-de-aprendizagem-na-educacao-infantil/

Posicionamento em relação a minuta do EDITAL PNLD 2022

https://coxilhafpeic.blogspot.com/2020/05/posicionamento-em-relacao-minuta-do.html

PROPOSIÇÕES DE ALTERAÇOES NO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBRAS DIDÁTICAS E LITERÁRIAS PARA O PNLD – 2022 - EDUCAÇÃO INFANTIL, COM BASE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA REFERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL ELABORADAS PELO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS (NEPIEC-FE/UFG) E PELO FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇAO INFANTIL

http://sinprogoias.org.br/wp-content/uploads/2020/05/PROPOSI%C3%87%C3%95ES-DE-ALTERA%C3%87OES-ELABORADAS-PELO-NEPIEC-E-FGOEI-NO-EDITAL-DE-CONVOCA%C3%87%C3%83O-No-XX2020-PNLD-EDUCA%C3%87AO-INFANTIL.pdf