Tessituras Multimidiáticas: linguagens, tecnologias e sexualidades

Como utilizar artefatos multimídias para ampliar as oportunidades de formação de educadoras e educadores sobre as temáticas relações de gêneros e sexualidades? Que saberes/representações sobre essas temáticas podem ser observados em produções realizadas por participantes de um curso de extensão sobre esse tema?

Motivada por esses questionamentos, esta pesquisa promoveu um curso para a formação de licenciandas e licenciandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre relações de gêneros e sexualidades. Com formato híbrido, por ser a distância (30h) e ter encontros presenciais (10h), o Curso de extensão Corpo, saúde, sexualidades foi realizado por meio do Facebook e buscou contribuir para a formação docente de licenciandas/os da UFLA sobre o tema.

Para tanto, foi problematizado o uso de diferentes artefatos multimídias, sob a ótica dos multiletramentos e das relações de intermultimidialidade que os/as participantes do curso estabeleceram entre textos, imagens, vídeos, entre outros, criando possibilidades de reflexão sobre o assunto.

Uma metodologia pautada nos caminhos pós-estruturalistas de se fazer pesquisa sustenta a rede que compõe este texto/tecido, o qual depende de muitos fios, que devem estar cuidadosamente trançados para formar uma trama. Chega-se, então, a uma tecelagem composta pela análise de como os fios foram alinhavados para que se chegasse aos enredamentos desta dissertação.

Do material empírico advindo das atividades do curso, foram selecionadas sete tessituras, ou seja, recortes das produções dos/as participantes que, ressignificados a partir da análise textual discursiva, permitiram compreender como o objetivo desta pesquisa foi atingido. Os fios, então, se transformaram em trama que, por sua vez, virou rede, tendo como suporte este site, o qual possibilita novos entrelaçamentos.

Apresentação ->

 

INTRODUÇÃO

1    OS FIOS CONDUTORES

2    A TRAMA

3    A REDE

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS