Sumário

INTRODUÇÃO
Cada fio tem um porquê
Como os fios se entrelaçam

1    OS FIOS CONDUTORES
1.1.        Relações de gêneros e sexualidades na formação docente
1.2.        Conceituando artefatos multimídias e intermultimidialidade
1.3.        Multiletramentos e a “leitura” de mídias
1.4.        Intertextualidade/interdiscursividade e o diálogo entre textos/discursos
1.5.        Tecnologias no processo educacional
                1.5.1.     Facebook como ferramenta pedagógica e o ensino híbrido

2    A TRAMA
2.1.       Curso Corpo, saúde, sexualidades
               2.1.1.     Divulgação e inscrições
               2.1.2.     Realização do curso
               2.1.3.     Atividades virtuais
               2.1.4.     Encontros presenciais
               2.1.5.     Reformulação do curso

3    A REDE
3.1.        Metodologia de análise do material empírico
3.2.        Intermultimidialidade nas discussões feitas no Curso Corpo, saúde, sexualidades
                3.2.1.     Tessitura 1: Texto É possível realizar uma história do corpo e filme Distrito 9
                3.2.2.     Tessitura 2: Entrevista O espelho é a nova submissão feminina e postagem Mulher é…
                3.2.3.     Tessitura 3: Referência a Schopenhauer e gráfico sobre saúde
                3.2.4.     Tessitura 4: Plágio e ideologia versus identidade de gênero
                3.2.5.     Tessitura 5: Música Meninos e Meninas e Crônica Pertencer
                3.2.6.     Tessitura 6: Série Quem sou eu? e livro Alice no País das Maravilhas
                3.2.7.     Tessitura 7: Clipe The Arrow e temática do Curso Corpo, saúde, sexualidades
3.3.        Inscrições versus participação no Curso Corpo, saúde, sexualidades
3.4.        Reflexões advindas da Avaliação Diagnóstica
3.5.        Contribuições da Avaliação Final

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS
ANEXO A – Ementa da disciplina Sociologia da Educação, da graduação da UFLA
ANEXO B – Ementa da disciplina Relações de Gênero no Mundo do Trabalho, da graduação da UFLA
ANEXO C – Ementa da disciplina Educação, Gênero e Sexualidades, da graduação da UFLA
ANEXO D – Ementa da disciplina Sexualidades e Infâncias, da graduação da UFLA
ANEXO E – Ementa da disciplina Materiais didáticos e recursos midiáticos digitais, da pós-graduação da UFLA
ANEXO F – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para participação no Curso Corpo, saúde, sexualidades
ANEXO G – Termo de cessão para utilização de produção textual, imagem e som de voz para o Curso Corpo, saúde, sexualidades
ANEXO H – Parecer Consubstanciado número 1.873.060 – do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFLA
ANEXO I – Parecer Consubstanciado número 1.836.767 – do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFLA
ANEXO J – Comprovante de Envio do Projeto para a Plataforma Brasil

APÊNDICES
APÊNDICE A – Primeiro Design instrucional do Curso Corpo, saúde, sexualidades
APÊNDICE B – Roteiro do vídeo de divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades
APÊNDICE CDesign instrucional final do Curso Corpo, saúde, sexualidades
APÊNDICE D – Tutorial ferramentas Facebook, para o Curso Corpo, saúde, sexualidades
APÊNDICE E – Atividades Curso Corpo, saúde, sexualidades – Versão original – 13 de fevereiro de 2017
APÊNDICE F – Atividades Curso Corpo, saúde, sexualidades – Versão reformulada (a partir da Unidade 3) – 13 de março de 2017
APÊNDICE G – Avaliação final do Curso Corpo, saúde, sexualidades, aplicada no dia do 2º Encontro Presencial
APÊNDICE H – Gráficos com tabulação das respostas à Avaliação Final do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Lista de Figuras ->