Como os fios se entrelaçam

Depois da Introdução, apresenta-se o capítulo 1, em que foram descritos Os Fios Condutores, os conceitos, com base em referenciais teóricos que sustentaram este trabalho em três pilares. Sobre o primeiro pilar, Relações de gêneros e sexualidades na formação docente, analisou-se a forma como esse tema está inserido na sociedade e, especialmente, no âmbito das licenciaturas. Na sequência, tratou-se sobre ferramentas que reúnem imagem e som, Conceituando artefatos multimídias e intermultimidialidade e analisou-se como eles podem ser utilizados para trabalhar a referida temática. O segundo pilar, que está no âmbito da linguística, constitui-se os Multiletramentos e a “leitura” de mídias, o que é potencializado pelas relações de Intertextualidade/interdiscursividade e o diálogo entre textos/discursos. E o terceiro pilar é feito das Tecnologias no processo educacional, cujo enfoque voltou-se para o Facebook como ferramenta pedagógica e o ensino híbrido.

Os fios do capítulo anterior compuseram A Trama do capítulo 2, em que foi descrito o Curso Corpo, saúde, sexualidades, no que se refere aos seus objetivos, à Divulgação e inscrições, à Realização do curso, às Atividades virtuais, aos Encontros presenciais e à Reformulação do curso.

Com base no referencial apresentado e no curso descrito, os fios e a trama formaram A Rede, no capítulo 3, que trata da descrição da Metodologia de análise do material empírico e da Intermultimidialidade nas discussões feitas no Curso Corpo, saúde, sexualidades, com a aplicação dos conceitos à realização do curso. Isso foi feito por meio de uma análise que se circunscreveu às relações de intertextualidade – mais especificamente de intermultimidialidade – tanto devido ao enfoque desta pesquisa quanto ao volume de materiais produzidos no curso.

Assim, a uma leitura atenta das referências teóricas, seguiu-se um des/re/montar de possibilidades de respostas que, por sua vez, levaram a novas perguntas e novos significados, em sete tessituras (forma como escolhi nomear os recortes das produções das/os participantes, a fim evidenciar como o objetivo desta pesquisa foi atingido): Tessitura 1: Texto É possível realizar uma história do corpo e filme Distrito 9; Tessitura 2: Entrevista O espelho é a nova submissão feminina e postagem Mulher é…; Tessitura 3: Referência a Schopenhauer e gráfico sobre saúde; Tessitura 4: Plágio e ideologia versus identidade de gênero; Tessitura 5: Música Meninos e Meninas e Crônica Pertencer; Tessitura 6: Série Quem sou eu? e livro Alice no País das Maravilhas; Tessitura 7: Clipe The Arrow e temática do Curso Corpo, saúde, sexualidades.

Fechando o terceiro capítulo, foram discutidas as: Inscrições versus participação no Curso Corpo, saúde, sexualidades, Reflexões advindas da Avaliação Diagnóstica e Contribuições da Avaliação Final.

Nas Considerações Finais, apontaram-se caminhos para como, por meio do Curso Corpo, saúde, sexualidades, diferentes artefatos multimídias podem contribuir para a formação docente, no que concerne às temáticas relações de gêneros e sexualidades. Além disso, como as tecnologias digitais, especialmente as redes sociais, podem ser utilizadas como ferramentas para os processos educativos. E, nesse contexto, como os estudos linguísticos/discursivos, pela análise intermultimídia e pelo aperfeiçoamento de habilidades de multiletramentos, podem funcionar como uma ponte para ligar esses dois aspectos.

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