Reformulação do curso

Desde que comecei a postagem das atividades, pude notar que a participação das pessoas estava aquém do esperado. O que entrava em contradição com a grande procura e rápido término de vagas para o curso. Assim, por sugestão da professora Patricia Vasconcelos Almeida, com quem cursei, no Mestrado, a disciplina Tecnologias e a Formação Docente, decidi fazer uma avaliação diagnóstica, a fim de tentar entender o motivo de as pessoas não estarem participando do curso.

Assim, desenvolvi um questionário on-line, com 16 perguntas, por meio da ferramenta Google Formulários[1], o qual ficou disponível para respostas, entre os dias 9 e 19 de março de 2017, em um link divulgado para os/as participantes do curso [2], conforme a figura a seguir.

Figura 26 – Primeira página da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

A seguir, indicarei as perguntas e as respostas das/os 20 participantes que responderam ao questionário. A transcrição de tais respostas se faz importante porque expressam as opiniões das/os participantes acerca de como o curso estava transcorrendo até então e, com base nisso, é que foi possível fazer alterações em busca de aprimorar o curso. Após cada pergunta, determinaram-se como as respostas interferiram no curso e, caso tenha havido, qual modificação foi feita. No capítulo 3, analisar-se-ão mais detalhadamente as consequências dessa avaliação diagnóstica para o Curso Corpo, saúde, sexualidades.

Para a primeira pergunta, que foi: “Em relação ao CURSO CORPO, SAÚDE, SEXUALIDADES, você?”, 12[3] pessoas responderam “a) Está participando de todas (ou quase todas) as atividades”; 5 pessoas responderam “b) Só visualiza as postagens no Facebook, mas não responde”; e 3 pessoas responderam “c) Não está visualizando, nem respondendo às postagens”.

Figura 27 – Respostas à Questão 1 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Para as pessoas que disseram não estarem participando, o questionário seguia para o tópico “O que não está bom?”, com duas perguntas. A primeira era: “Você NÃO ESTÁ participando por qual(is) motivo(s)? – Você pode escolher mais de um item.”, para a qual havia as seguintes possibilidades de respostas: “a) Falta de tempo”: escolhida por 7 pessoas; “b) Outras atividades” e “i) Não gostou do Facebook como plataforma para o curso”: 3 pessoas; “g) Não conhece os/as outros/as participantes” e “k) Não era o que esperava”: 1 pessoa. E ninguém escolheu os itens: “c) Tema desinteressante”; “d) Curso com muitas atividades”; “e) Textos muito extensos e difíceis”; “f) Vídeos/imagens ruins e desinteressantes”; “h) Não gosta de cursos na modalidade a distância”; e “j) Não gostou da forma como a Jaciluz e o Vinícius conduziram o curso”.

Figura 28 – Respostas à Questão 2 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Ainda nesse tópico, havia uma segunda pergunta, a qual os/as participantes não eram obrigados/as a responder: “Se quiser, explique por qual motivo você não está participando, o que esperava, o que acha que pode melhorar etc. (Opcional).” Obteve-se duas respostas:

Deixei acumular matérias da licenciatura e não soube conciliar com o curso, acabei priorizando a licenciatura e quando aconteceu o encontro presencial, não tinha atividades prontas para apresentar. Fora o fato de só conhecer uma participante e não conseguir montar um grupo de 4 integrantes para a apresentação das atividades propostas. Procurei membros através do grupo no Facebook e não obtive resposta dos outros membros que estavam adicionados. Não tenho críticas ou sugestões, pois estou satisfeita com as propostas e métodos apresentados e fico chateada por não ter conseguido me dedicar tanto quanto eu gostaria a esse grupo enriquecedor. (Resposta 1).
Esse período foi bem conturbado, pois tivemos vários recessos, como greve, Natal, Carnaval. O curso se iniciou numa fase final do período e isso não favoreceu os alunos a participarem, pois como o semestre ficou confuso, temos muitos trabalhos para entregar e provas para fazer nessa etapa final. (Resposta 2).

Em seguida, todas as pessoas eram encaminhadas, no formulário, ao tópico “Ajude-nos a melhorar”, com a seguinte pergunta: “O que pode melhorar? – Você pode escolher mais de um item.” As possibilidades de respostas eram: “a) Modificar a temática geral”: respondida por 1 pessoa; “b) Aumentar o prazo para respostas”: 8 pessoas; “c) Diminuir a quantidade de atividades”: 6 pessoas; “d) Mudar textos, vídeos e imagens utilizadas”: 1 pessoa; “e) Modificar a abordagem do conteúdo nos temas específicos”: 2 pessoas; “f) Indiferente”: 5 pessoas.

Figura 29 – Respostas à Questão 4 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

“Você se sente um(a) participante:” constituía a quinta pergunta do questionário, para o que 11 pessoas se consideraram “a) Ativo(a) no processo de construção do curso”; 6 pessoas “b) Apenas recebedor(a) de conteúdo” e 3 pessoas escolheram “c) Indiferente).

Figura 30 – Respostas à Questão 5 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

A sexta pergunta questionava “Sobre o TEMA DO CURSO (Corpo, Saúde, Sexualidades)”, que 100% das/os participantes indicaram ser “a) Necessário”, deixando as respostas “b) Desnecessário” e “c) Indiferente” sem serem escolhidas, conforme a figura a seguir:

Figura 31 – Respostas à Questão 6 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Quando questionados/as “Sobre a PLATAFORMA PARA O CURSO (Facebook):”, 14 pessoas responderam que “a) Funciona para o processo de ensino-aprendizagem”; 5 pessoas que “b) Serve apenas para postagens rápidas, conversas e informação sobre amigos” e 1 pessoa se disse “c) Indiferente”.

Figura 32 – Respostas à Questão 7 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Em seguida, questionei “Sobre a COORDENAÇÃO DO CURSO (Jaciluz e Vinícius):”, ao que 17 pessoas indicaram que “a) Estão conduzindo bem o curso (no que se refere ao tratamento do tema, relacionamento com participantes etc.)”; 3 pessoas escolheram “c) Indiferente”; e ninguém respondeu que “b) Não estão conduzindo bem o curso”.

Figura 33 – Respostas à Questão 8 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Nesse tópico, os/as participantes poderiam responder, ainda, caso quisessem, “Em que a coordenação do curso pode melhorar? (Opcional).” Para o que se obteve seis respostas, quais sejam:

Talvez se fosse algo que exigisse mais tempo em atividades presenciais. Infelizmente pra mim foi muito complicado, porque estou terminando meu curso e não tenho tido tempo! (Resposta 3).
Aumentar o tempo para postagem das atividades. (Resposta 4).
Utilizar outro meio para comunicação, envio de arquivos e textos que não seja o Facebook. Um email pode seria o ideal, pois no Facebook existem muitas distrações, então não é o local ideal para os estudos. (Resposta 5).
Não sei, ainda nao participei ativamente do grupo pois acabo de entrar, mas gostei muito da atenção que a Jaciluz me deu quando solicitei a entrada. (Resposta 6).
Queimação (Resposta 7).
diminuir as panelas. (Resposta 8).

Como o primeiro encontro presencial já havia ocorrido quando elaborei o questionário, perguntei: “Sobre o 1º Encontro Presencial (4 de março de 2017): – Você pode escolher mais de um item.”, dando as seguintes opções: “a) Não participei”: respondida por 12 pessoas; “b) Gostei das dinâmicas”, “d) Gostei das problematizações”, “f) Gostei das explanações da Jaciluz e do Vinícius” e “h) Gostei do café partilhado”: cada uma escolhida por 8 pessoas; “j) Gostei das apresentações dos grupos”: respondida por 7 pessoas; “k) Não gostei das apresentações dos grupos”: 1 pessoa; “c) Não gostei das dinâmicas”, “e) Não gostei das problematizações”, “g) Não gostei das explanações da Jaciluz e do Vinícius” e “i) Não gostei do café partilhado”: não foram escolhidas por ninguém.

Figura 34 – Respostas à Questão 10 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

A partir dessa pergunta, pedi, ainda, que as/os participantes dessem sugestões para o segundo encontro presencial. As respostas obtidas foram:

Se houver apresentação que está seja no inicio, pois no final ficamos sem o que falar sendo que os assuntos já haviam sido discutidos. Ou modificar colocando uma dinâmica no lugar. (Resposta 9).
Que o Encontro fosse à noite, na sexta. Prefiro varar a madrugada do que ter de voltar no sábado à UFLA. (Resposta 10).
Todo mundo Transvestido e com Make Drag + Desfile no Palco da Cantina com direito a Fotos! (Resposta 11).

A pergunta seguinte foi: “Você acha que o curso está contribuindo para a sua formação como futuro(a) docente ou mesmo para a sua formação pessoal?”, a qual foi respondida afirmativamente por 17 pessoas, enquanto 3 pessoas se disseram indiferentes; e ninguém escolheu a alternativa “b) Não”, conforme a figura a seguir:

Figura 35 – Respostas à Questão 12 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Continuando o questionário, perguntei se “Você tem interesse em participar de outra edição desse curso?”. A alternativa “a) Sim” foi escolhida por 19 pessoas, enquanto 1 disse que “c) Somente se o conteúdo for modificado”; e ninguém respondeu “b) Não”.

Figura 36 – Respostas à Questão 13 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

A seguir, perguntei aos/às participantes: “Você quer sugerir temas para outros cursos? (Opcional)” e eles/elas indicaram os seguintes temas:

Corpo e Poder. (Resposta 12).
Racismo, Liberdade de escolha, Feminismo, Inclusão etc. (Resposta 13).
Apropriação Cultural; A importância do Ser Diferente; kit Acorda Hétero. (Resposta 14).
algum filme. (Resposta 15).

Encaminhando para o final, a seguinte pergunta: “Você gostaria que esse curso fosse oferecido como disciplina eletiva durante a sua graduação?”, ao que 17 pessoas disseram que “a) Sim”; ninguém respondeu “b) Não” e 3 pessoas responderam “c) Indiferente”, conforme a figura que segue:

Figura 37 – Respostas à Questão 15 da avaliação diagnóstica do Curso Corpo, saúde, sexualidades

E, finalmente, encerrando o questionário, a Questão 16: “Caso você queira deixar sugestões, vamos gostar de saber! (Opcional)”. Apesar de não ser uma pergunta obrigatória, 4 pessoas se dispuseram a respondê-la, o que transcrevo a seguir:

Acho que deveria ter mais cursos como este, pois a formação como docente em maior parte não problematiza questões que estão fora da matéria que são programadas para ser aplicada. (Resposta 16).
Para oferecer como disciplina eletiva na graduação, sugiro que seja feito um vínculo com outros cursos (Educação Física, Administração Pública, Direito, etc), para abarcar diferentes linhas de pensamento e conhecimentos diversos sobre as mesmas temáticas. (Resposta 17).
Que o curso comece presencial para que possamos ter um primeiro contato de como será e que não seja fim de período. (Resposta 18).
Acredito que o Facebook seja uma ótima ferramenta, porém tem muita distração. Não tenho uma ideia de como lidar com isso, mas acho que é um ponto a se pensar. (Resposta 19).

Conforme mencionado anteriormente, no próximo capítulo, discutirei essas respostas e as implicações que elas provocaram na reformulação do curso ainda em andamento. Além disso, tratarei da metodologia de análise de todo esse material empírico.

 

[1] Por meio do Google Formulários, podem ser feitas pesquisas, com base em perguntas objetivas e/ou dissertativas. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em: 19 mar. 2017.

[2] O convite foi feito por meio de postagens nos grupos Furta-cor e Purpurina e de mensagens via Facebook. Para responder, as pessoas deveriam acessar o link: https://goo.gl/forms/NtjDBY14AeeJenKk2.

[3] Sei que a numeração entre zero e dez deve ser escrita por extenso e, em seguida, pode ser utilizado o numeral arábico. Contudo, a fim de facilitar a leitura, escolhi utilizar, nesta seção, a numeração arábica quando houver referência a material empírico.

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