Realização do curso

O Curso Corpo, saúde, sexualidades foi planejado tendo como objetivos: intervir no entendimento das relações entre os cuidados com a saúde, as sexualidades e o corpo na sociedade; possibilitar a análise de campanhas de prevenção de IST[1] e sua relação com a construção das sexualidades; discutir sobre as vozes enunciativas presentes nas campanhas: quem fala, com quem fala, como fala, com qual intenção fala, entre outros; problematizar questões ligadas a masculinidades e feminilidades; contribuir para a formação docente de licenciandas/os da UFLA sobre a temática Corpo, saúde, sexualidades; e aprofundar as discussões sobre relações de gêneros e sexualidades existentes nos cursos de licenciatura em relação à abordagem desse tema.

Assim, as atividades foram planejadas para acontecerem entre os dias 13 de fevereiro e 25 de março de 2017, ao longo de 40 horas, sendo 30 horas a distância e 10 horas em dois encontros presenciais, os quais aconteceram nos dias 4 e 25 de março, das 8h às 12h, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da UFLA. Todas as atividades foram divulgadas, previamente, para os/as participantes, com a publicação do design instrucional do curso nos grupos do Facebook (APÊNDICE C).

Os momentos a distância aconteceram por meio da rede social virtual Facebook, tendo, para isso, sido criados dois grupos secretos[2], nos quais as/os participantes foram adicionadas/os para terem acesso ao material e poderem interagir na realização das atividades. Os grupos se chamavam Furta-cor (GFC) e Purpurina (GPR), sendo diferenciados porque, enquanto no primeiro todas as atividades de uma unidade eram postadas de uma vez, no segundo, as atividades eram postadas a cada dois dias ou três. Essa diferenciação teve duas motivações: facilitar o acompanhamento das postagens e observar se o fluxo da disponibilização das atividades favorecia a sua realização no prazo estipulado. O critério para inclusão de cada pessoa em um desses grupos foi a ordem de inscrição, sendo as 35 primeiras adicionadas no primeiro grupo e as 35 seguintes, ao segundo.

Figura 13 – Grupo secreto do Facebook para o Curso Corpo, saúde, sexualidades – Grupo Furta-cor[3]

Figura 14 – Grupo secreto do Facebook para o Curso Corpo, saúde, sexualidades – Grupo Purpurina[4]

Com base na primeira matriz de design instrucional elaborada nas referidas aulas do Mestrado, uma nova proposta de matriz foi feita (APÊNDICE C) e as atividades foram organizadas em quatro unidades, as quais, por sua vez, se dividiram em duas, três ou quatro subunidades, quais sejam:

1. O corpo, a saúde e as sexualidades
1.1 Historicizando o corpo
1.2 Entendendo o conceito de saúde
1.3 As construções culturais das sexualidades humanas
1.4 Relacionando os três eixos conceituais

2 As figuras dos masculinos e femininos
2.1 O que é ideologia de gênero?
2.2 Discutindo relações de gênero
2.3 Lugares sociais de meninos/homens e meninas/mulheres

3 ISTs e a imagem das sexualidades
3.1 Como a sociedade vê?
3.2 Como você vê?

4 Campanhas publicitárias sobre aids e o impacto social delas
4.1 O papel da publicidade nos discursos sobre os saberes
4.2 A construção social da imagem da aids
4.3 As campanhas contra a aids e a construção da representação social dos/das soropositivos/soropositivas

Observa-se que, apesar de o curso envolver três assuntos (corpo, saúde e sexualidades) para esta pesquisa, escolhi fazer um recorte de análise apenas das relações de intermultimidialidade decorrentes das atividades que suscitaram discussões acerca de gêneros e sexualidades, tendo em vista que o objetivo da minha pesquisa está diretamente relacionado a esses temas. Além disso, quando o curso foi originalmente pensado, os temas corpo e saúde, e mais especificamente ISTs e aids, eram foco de interesse do outro integrante da dupla. Mas, à medida que o curso transcorreu e, também, como houve uma necessidade de reformulação da segunda parte do curso (o que será descrito adiante), as relações de gêneros e sexualidades ganharam mais enfoque.

A seguir, descreverei cada uma das atividades, indicando o material de apoio utilizado para embasá-las, as formas como elas foram avaliadas, as datas de postagem e de entrega, bem como indicarei como foi a receptividade pelos grupos no Facebook. Para que as/os participantes conhecessem e aprendessem a utilizar as ferramentas do Facebook necessárias à realização do curso, elaborei um Tutorial ferramentas Facebook (APÊNDICE D), o qual disponibilizei para os grupos, na aba Arquivos.

Figura 15 – Capa do Tutorial ferramentas Facebook para o Curso Corpo, saúde, sexualidades

O tutorial disponibilizou instruções sobre: acesso ao Facebook; acesso ao grupo secreto; publicação na linha do tempo (FB[5]/Timeline e FB/Comentários-Respostas); publicação de arquivos (FB/Arquivos); revisão de documentos (FB/Doc compartilhado); troca de mensagens (FB/Bate-papo); e outras ferramentas do curso (apresentação de slides). A seguir explicarei como cada uma delas foi utilizada durante as atividades virtuais.

 

[1] O termo Doença Sexualmente Transmissível (DST) caiu em desuso, tendo em vista que não é necessário ter uma doença para se transmitir uma infecção. Haja vista a diferença entre HIV e aids: ter a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) não é ter a condição de saúde chamada síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), já que essa advém do agravamento da infecção por HIV. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-sao-dst. Acesso em: 6 ago. 2016.

[2] O Grupo Secreto é um dos três tipos de grupos de afinidade que podem ser organizados no Facebook. Nele, qualquer pessoa pode entrar, mas ela deve ser adicionada ou convidada por um membro. Há, ainda, os tipos Público (qualquer pessoa pode participar ou ser adicionada ou convidada por um membro) e Fechado (qualquer pessoa pode pedir para participar ou ser adicionada ou convidada por um membro). Fonte: O que são as configurações de privacidade para grupos? Disponível em: https://pt-br.Facebook.com/help/220336891328465 . Acesso em: 19 mar. 2017.

[3] Grupo secreto do Facebook para o Curso Corpo, saúde, sexualidades – Grupo Furta-cor. Disponível em: https://www.Facebook.com/groups/1386999904697594/. Acesso em: 19 mar. 2017.

[4] Grupo secreto do Facebook para o Curso Corpo, saúde, sexualidades – Grupo Purpurina. Disponível em: https://www.Facebook.com/groups/243608836086788/. Acesso em: 19 mar. 2017.

[5] Utilizo a sigla FB em lugar de Facebook, para identificar as ferramentas dessa rede social que foram utilizadas ao longo do curso.

Atividades virtuais ->