Contribuições da Avaliação Final

A compilação das respostas da avaliação final, apresentada no segundo capítulo, é coerente com as indicações advindas da avaliação diagnóstica. Participaram do questionário as pessoas que estiveram no 2º Encontro Presencial, sendo que a identificação era opcional. Assim, foram sete os questionários respondidos, sendo quatro com identificação e três sem. As perguntas foram divididas em dois blocos, em que as/os participantes tiveram que avaliar, em um escala com “bom”, “regular” e “ruim”, como foi a participação individual e como foi o curso.

A maior parte das pessoas considerou boa a sua participação no curso, sobretudo nos encontros presenciais e quase a totalidade considerou o curso bom. Além disso, elas/eles poderiam fazer comentários, os quais giraram em torno de terem gostado do curso e da liberdade com que puderam se expressar, além de um comentário que indicou a falta de tempo para maior dedicação às atividades. As/os participantes puderam, ainda, dar sugestões, as quais se assemelharam às da avaliação diagnóstica: realizar mais cursos como esse, utilizar e-mails para o envio das atividades e integrar a participação no curso com as atividades das aulas de graduação.

Assim como no diagnóstico, que possibilitou a reformulação da segunda metade do curso, mas também confirmou que ele estava no caminho certo, a avaliação final demonstrou-se uma importante ferramenta para registrar as impressões dos/as participantes e contribuir para que sejam oferecidos novos cursos com o formato proposto pelo Curso Corpo, saúde, sexualidades.

Considerações Finais ->