Divulgação e inscrições

Originalmente, o curso foi pensado para ter duração de 30 horas, as quais seriam divididas entre 22 horas a distância e 8 horas presenciais. Entretanto, viu-se que ele teria visibilidade junto aos/às alunos/as se fosse realizado em formato de curso de extensão, tendo, portanto 40 horas de duração, as quais foram divididas entre 30 horas a distância e 10 horas presenciais.

Assim, criei o material de divulgação, a fim de motivar as inscrições. Para tanto, foram estabelecidas as seguintes estratégias:

I. Criação de um evento no Facebook, para convidar virtualmente as pessoas[1];

Figura 1 – Página do Facebook com a divulgação do evento: Curso de extensão: Corpo, saúde, sexualidades

II. Criação de uma arte para ser disponibilizada e compartilhada como post[2], no Facebook;

Figura 2 – Postagem de divulgação[3], no Facebook, do Curso Corpo, saúde, sexualidades

III. Criação de um cartaz, a ser divulgado virtualmente e de modo impresso, para ser afixado em quadros da UFLA;

Figura 3 – Cartaz de divulgação[4] do Curso Corpo, saúde, sexualidades

A impressão do cartaz contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da UFLA, por meio da Coordenadoria para Assuntos de Diversidade e Diferenças (CADD), a qual foi instituída no final do ano de 2016. Solicitei o apoio da CADD, por entender que o curso tem relação direta com a proposta da Coordenadoria.

Por conta disso, o curso foi divulgado, também, na página da Praec:

Figura 4 – Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página da Praec/UFLA[5], no Facebook

IV. Elaboração de um vídeo para divulgação no Facebook;

O vídeo foi elaborado por nós, em julho de 2016, com base em um roteiro (APÊNDICE B) que nós criamos, ainda durante a realização da disciplina Materiais didáticos e recursos midiáticos digitais. Depois de feito o roteiro, parte das imagens foram gravadas no estúdio da Diretoria de Educação a Distância (Dired) da UFLA e parte por nós. Em seguida, editamos o vídeo e o apresentamos como parte da conclusão avaliativa da referida disciplina. Então, deixamos o vídeo guardado para ser divulgado no lançamento do Curso Corpo, saúde, sexualidades.

Figura 5 – Vídeo de divulgação[6] do Curso Corpo, saúde, sexualidades no Facebook

V. Sugestão de pauta para divulgação junto à Diretoria da Comunicação (DCOM) da UFLA;

A Diretoria de Comunicação da UFLA (DCOM) da UFLA disponibiliza um sistema em que podem ser sugeridas pautas para notícias relacionadas à instituição. Qualquer pessoa (discentes e servidores/as docentes e técnico-administrativos/as) que tenha um e-mail institucional pode acessar o sistema e cadastrar uma solicitação, a qual pode ser aceita ou não.

Figura 6 – Sugestão de pauta[7] para criação de notícia sobre o Curso Corpo, saúde, sexualidades

Depois que eu fiz a solicitação, conforme figura anterior, o curso foi divulgado na página principal e na página da DCOM do site institucional da UFLA, no perfil do Facebook da DCOM, sendo notícia, inclusive, na Rádio Universitária, que criou um spot[8] de divulgação. A seguir estão as figuras que ilustram a divulgação on-line:

Figura 7 – Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página principal do site institucional da UFLA[9]

Figura 8 – Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página institucional da DCOM/UFLA[10]

Figura 9 – Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página do Facebook da DCOM/UFLA[11]

VI. Cadastro do curso no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFLA;

A Universidade disponibiliza um sistema, o qual pode ser acessado por qualquer pessoa que possua e-mail institucional, que reúne informações relacionadas ao cotidiano da instituição. Dessa forma, o SIG é utilizado para consulta de notas, histórico, documentação; lançamento de notas e frequência; inscrição em eventos, entre outros, sendo que as funções disponíveis mudam, de acordo com o perfil de acesso (discente, docente ou técnico-administrativo).

Dessa forma, o SIG é a ferramenta para cadastro, inscrição e emissão de certificado para os eventos promovidos pela instituição. E, como sou assistente em administração da UFLA, tenho acesso à funcionalidade de criação de eventos, a qual utilizei para cadastrar o Curso Corpo, saúde, sexualidades. Sendo apenas aluna, eu não teria esse acesso e o curso teria que ser cadastrado por uma das minhas orientadoras.

Por meio do SIG, é possível acompanhar as inscrições, gerar folha de presença, emitir certificados, entre outros. Além disso, o sistema serve como mais uma forma de divulgação da atividade. Assim, no dia 27 de janeiro, cadastrei o curso como evento no SIG, conforme a figura a seguir.

Figura 10 – Cadastro, no SIG, do Curso Corpo, saúde, sexualidades[12]

VII. Divulgação nas salas de aula das licenciaturas.

A última forma de divulgação aconteceu, no dia 31 de janeiro, à noite, quando eu percorri as salas das licenciaturas, cujos cursos acontecem no período noturno, explicando como seria o curso e convidando licenciandas/os para participarem.

Depois da divulgação, as inscrições começariam, indo do dia 31 de janeiro ao dia 12 de fevereiro, já que o curso começou no dia 13 de fevereiro. Inicialmente, o curso havia sido pensado para 50 licenciandas/os dos cursos de graduação da UFLA, contudo, no dia 31 de janeiro, antes mesmo de eu terminar de divulgar o curso nas licenciaturas, as vagas se esgotaram, conforme a figura a seguir.

Figura 11 – 50 vagas esgotadas para o Curso Corpo, saúde, sexualidades, no mesmo dia do início das inscrições

Dessa forma, no dia 1º de fevereiro, eu solicitei, junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que gerencia a organização de eventos no SIG, que fossem abertas mais 20 vagas, as quais se esgotaram, novamente, no mesmo dia, antes mesmo que eu fizesse nova divulgação, conforme indica a figura a seguir.

Figura 12 – 70 vagas esgotadas para o Curso Corpo, saúde, sexualidades, no mesmo dia da nova abertura

Para dar apoio comunicativo ao curso, criei, também, uma conta de e-mail (csscurso@gmail.com), com o objetivo de ser utilizada para o caso de dúvidas e outras informações sobre as inscrições. Além disso, outra forma de contato poderia ser feita por meio do Facebook. Por meio desses dois canais, inclusive, recebi pedidos de pessoas que ainda gostariam de se inscrever. Contudo, tive que negar a inscrição, pelo menos nesse momento, pois a estrutura do curso não fora planejada para tantas pessoas.

No capítulo 3, em que se encontra a análise do material empírico, tratarei com mais detalhes sobre quão significativo foi esse fato relacionado ao quase instantâneo término das vagas, bem como sobre os reflexos disso no Curso Corpo, saúde, sexualidades.

Apesar de voltado para as licenciaturas, o curso teve inscritos/as também de outras graduações, tendo em vista que, no SIG, permite-se indicar qual é o público que pode se inscrever, mas não há distinção entre licenciaturas e outras graduações, apenas “aluno de graduação”, de acordo com o sistema.

Depois da inscrição via SIG, na semana anterior ao início do curso, com base nos dados informados pelo sistema, que incluem o e-mail institucional de cada inscrito/a, enviei um e-mail solicitando as/os participantes informassem curso, e-mail alternativo e perfil do Facebook, para serem incluídos nos grupos do curso. Assim, das 70 pessoas inscritas:

– 1 cursava Agronomia;
– 2 cursavam Direito;
– 4 cursavam Educação Física;
– 36 cursavam Letras – Português/Inglês (das quais duas comunicaram oficialmente a desistência, em mensagem pelo Facebook, alegando que não teriam tempo para realizar as atividades);
– 2 cursavam Matemática;
– 5 cursavam Pedagogia;
– 2 cursavam Química; e
– 18 não enviaram os dados solicitados e, portanto, não foram incluídas nos grupos.

Divididas em dois grupos com até 35 pessoas cada, as pessoas foram adicionadas no Facebook. Incluí, ainda, em ambos os grupos do Facebook, o colega que auxiliou na condução do curso; a minha coorientadora (não incluí a orientadora, porque esta não tem perfil nessa rede social); e a coordenadora do curso de Pedagogia EAD da UFLA, que solicitou participar como ouvinte, para conhecer a forma como o curso aconteceria.

 

[1] Criei o evento, no dia 30 de janeiro de 2017, no modo Privado, ou seja, só podem localizá-lo pessoas convidadas por mim. Disponível em: https://www.Facebook.com/events/747105088793819/. Acesso em: 30 jan. 2017.

[2] Escolhi utilizar o termo em inglês, por ser o comumente adotado quando a postagem se refere a redes sociais.
post |póste| (palavra inglesa) substantivo masculino. Publicação numa página da Internet. = POSTAGEM. Disponível em: https://www.priberam.pt/DLPO/post. Acesso em: 19 mar. 2017.

[3] Postagem de divulgação, no Facebook, do curso Corpo, saúde, sexualidades. Disponível em: https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=1221765447919850&set=a.124617120968027.24184.100002592186948&type=3&theater Acesso em: 31 jan. 2017.

[4] Cartaz de divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades. Disponível em: https://www.Facebook.com/photo.php?fbid=1221764621253266&set=gm.752776918226636&type=3&theater.  Acesso em: 31 jan. 2017.

[5] Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página da Praec/UFLA, no Facebook. Disponível em: https://www.Facebook.com/PRAECUFLA/photos/a.178689575870989.1073741828.178647519208528/227339061006040/?type=3&theater. Acesso em: 31 jan. 2017.

[6] Vídeo de divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades no Facebook. Disponível em: https://www.Facebook.com/events/747105088793819/permalink/752233108281017/. Acesso em: 30 jan. 2017.

[7] Sugestão de pauta para criação de notícia sobre o Curso Corpo, saúde, sexualidades. Disponível em: http://www.suporte.ufla.br/comunicacao/. Acesso em: 31 jan. 2017.

[8] Spot é um “Anúncio gravado com voz e efeitos sonoros de breve duração para veiculação em rádio ou televisão; espote.” Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=espote. Acesso em: 19 mar. 207.

[9] Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página principal do site institucional da UFLA: vide destaque colorido, no centro, embaixo. Disponível em: http://www.ufla.br/portal/. Acesso em: 31 jan. 2017.

[10] Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página institucional da DCOM/UFLA: à esquerda, a notícia principal; à direita, como parte das notícias da página da DCOM – vide destaque colorido. Disponível em: http://www.ufla.br/ascom/2017/01/31/curso-de-extensao-corpo-saude-sexualidades-esta-com-inscricoes-abertas/. Acesso em: 31 jan. 2017.

[11] Divulgação do Curso Corpo, saúde, sexualidades na página do Facebook da DCOM/UFLA. Disponível em: https://www.Facebook.com/uflabr/photos/a.159642337442885.39958.157846814289104/1794095820664187/?type=3&theater. Acesso em: 31 jan. 2017.

[12] Cadastro, no SIG, do Curso Corpo, saúde, sexualidades. Disponível em: https://sig.ufla.br/modulos/eventos_instituicao/eventos/gerenciar_eventos/exibir.php?cod_evento_instituicao=4339. Acesso em: 31 jan. 2017.

Realização do curso ->