Atividades virtuais

Com base nas referências textuais e imagéticas que escolhemos para embasar o design instrucional que, conforme já dito, elaboramos para a disciplina do Mestrado, propus as atividades que foram postadas nos grupos GFC e GPR, no Facebook. Todas as atividades foram postadas na linha do tempo do Facebook, sendo diferenciadas apenas quanto ao prazo para realização, o qual variou de acordo com o grupo, conforme explicado anteriormente. De modo geral, as propostas solicitavam que as/os participantes trabalhassem, ora individualmente, ora em grupo, tendo que ler textos, ouvir músicas e assistir a vídeos para, em seguida, produzirem textos ou apresentações, trazendo para a discussão em grupo outros artefatos que dialogassem com o que fora proposto.

Ao longo da descrição das atividades, ainda não serão demonstradas as respostas, tendo em vista que isso será feito no capítulo terceiro, quando apresentarei as tessituras, utilizando como recorte temático a análise das intermultimidialidades realizadas pelos/as participantes do curso.

Na Atividade 1.1, as pessoas deveriam realizar a leitura crítica do texto É possível realizar uma história do corpo?[1], de Denise Sant’Anna, o qual estava disponível na aba Arquivos. Após a leitura, precisariam destacar as principais ideias tratadas; pesquisar termos, expressões, personalidades, fatos, entre outros elementos desconhecidos; e produzir um texto pequeno (três parágrafos), apresentando um resumo e as impressões sobre o texto lido (algo: de que mais gostou/não gostou; com o que concorda/não concorda; por quê?). Em seguida à postagem, deveriam ler o texto de um/a outro/a participante, para uma atividade que seria realizada no encontro presencial.

A atividade utilizou a ferramenta FB/Arquivos, pois o/a participante deveria compor o seu texto em um editor de textos e anexar o arquivo utilizando a ferramenta homônima, na página do grupo do Facebook. Para ambos os grupos, a atividade teve início no dia 13 de fevereiro, mas o GFC teria até o dia 22 do mesmo mês para entregar, enquanto o GPR teria até o dia 15 de fevereiro. Até a data prevista, sete participantes de cada grupo fizeram essa atividade.

Para a Atividade 1.2, não se indicou referência específica, sendo que, nela, deveria ser realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de saúde, tendo viés histórico, etimológico ou vanguardista, desde que não fosse copiado, mas criado pelo/a próprio/a participante. Em seguida, as pessoas precisaram comentar os conceitos propostos pelos/as colegas, promovendo uma discussão sobre o tema. A atividade utilizou-se das ferramentas FB/Timeline e FB/Comentários-Respostas e as datas-limite para postagem foram: 17 e 22 de fevereiro, para GPR e GFC, respectivamente. Das/os participantes, sete pessoas do GPR e nove pessoas do GFC realizaram a atividade.

A criação de um texto coletivo foi a proposta da Atividade 1.3, conforme transcrita a seguir, de acordo com o que foi postado na linha do tempo dos grupos, no Facebook:

ATIVIDADE 1.3
GFC: Início: 13 fev. / Final: 22 fev.
GPR: Início: 17 fev. / Final: 22 fev.
Para essa atividade, vamos explorar o recurso FB DOC/COMPARTILHADO, conforme as instruções do TUTORIAL, disponível no Arquivo.
Você deverá:
1. Se organizar em um grupo e uma/um das/os participantes precisa postar a composição do grupo;
2. Com base nas referências textuais deste curso e em outras buscas na internet, o grupo deverá compor um TEXTO MULTICOLORIDO, que trate das construções culturais das sexualidades humanas, ou seja, O QUE É SEXUALIDADE E COMO ELA FOI E É VISTA AO LONGO DA HISTÓRIA E POR DIFERENTES SOCIEDADES E CULTURAS;
3. O grupo terá até o dia 22 DE FEVEREIRO para finalizar o texto. Quando ele estiver pronto, alguém do grupo deverá avisar isso nesta postagem.
AS PESQUISAS E OS TEXTOS SERVIRÃO DE BASE PARA A APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE 1.4.
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Para tanto, os grupos utilizaram a ferramenta FB/Doc compartilhado, anexaram um arquivo e cada integrante criou uma revisão, com uma cor diferente. Conforme explicado no Tutorial, os textos deveriam ficar semelhantes ao modelo a seguir:

Figura 16 – Modelo de texto multicolorido, conforme disponibilizado no tutorial do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Tanto as/os participantes do GFC quanto do GPR tiveram até o dia 22 de fevereiro para realizar a postagem, sendo que para o primeiro grupo a data de início foi 13 de fevereiro e, para o segundo, 17 do mesmo mês. Um grupo, composto por cinco pessoas do GPR realizou a atividade.

Já a Atividade 1.4 teve relação direta com o 1º Encontro Presencial, pois os/as participantes utilizaram o Facebook para se organizar a apresentar, em grupo, um seminário curto relacionando os conceitos de corpo, saúde e sexualidades. A atividade foi postada nos dias 13 (GFC) e 22 (GPR) de fevereiro, tendo como prazo final o dia 4 de março, data do encontro presencial. Além disso, esse prazo foi maior, devido à semana do carnaval, o qual aconteceu no dia 28 de fevereiro. Para tanto, fizeram uma apresentação de slides, com base nas discussões teóricas que tiveram até esse momento. Dois grupos, um do GFC e outro do GPR, realizaram a apresentação, as quais foram disponibilizadas para os/as colegas, no Facebook. No próximo tópico, em que descreverei os encontros presenciais, detalharei as apresentações.

A Atividade 2.1 também requereu a construção de um texto coletivo multicolorido, para o qual as/os participantes utilizaram a ferramenta FB/Doc compartilhado. Para realizá-la, tiveram que assistir ao vídeo Entendendo Ideologia de Gênero em 2 minutos[2], tendo que pesquisar outro vídeo que se contrapusesse à opinião nesse exposta. E, então, deveriam compor um texto com uma análise dessa relação. A postagem aconteceu no dia 6 de março, tendo como prazo final os dias 8 (GPR) e 13 (GFC) de março. Nenhum grupo realizou a atividade.

A Atividade 2.2 foi publicada nos grupos do Facebook conforme a seguir:

ATIVIDADE 2.2
GFC: Início: 6 mar. / Final: 13 mar.
GPR: Início: 8 mar. / Final: 10 mar.
Vamos falar sobre gênero?
Nessa atividade você precisará ler o material Escola sem homofobia[3], da página 19 a 46 (Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/pdf/kit-gay-escola-sem-homofobia-mec.pdf).
Em seguida, você deverá responder a esta postagem, destacando UM TRECHO que tenha chamado a sua atenção, justificando o motivo do destaque. A TRANSCRIÇÃO SERÁ LITERAL, então não se esqueça das ASPAS e de colocar a REFERÊNCIA.
E, para finalizar, você precisará COMENTAR A POSTAGEM DE OUTRAS DUAS PESSOAS, analisando o trecho escolhido e indicando o seu ponto de vista em relação a ele.
Você pode fazer perguntas, tirar dúvidas, fazer comentários. O importante é que discutamos o texto.

Contextualizando o material, ele despertou muita polêmica quando foi produzido. Veja na notícia[4]:
https://novaescola.org.br/conteudo/84/conheca-o-kit-gay-vetado-pelo-governo-federal-em-2011
Dica: você pode usar a matéria para estabelecer uma relação com trecho escolhido por você e auxiliar na sua análise.

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Para o GFC, a atividade foi postada no dia 6 de março, tendo o dia 13 do mesmo mês como prazo final. O GPR teve entre os dias 8 e 10 de março para realizar a atividade. Um grupo, composto por três integrantes do GPR, realizou a atividade.

Já a Atividade 2.3 foi a realização de uma discussão on-line, por meio do Facebook Messenger, que é uma ferramenta dentro dessa rede social para bate-papo. No dia da postagem da Atividade 2.1, o bate-papo foi agendado, para o dia 11 de março, em dois horários: 10h e 16h, com o objetivo de que todos e todas pudessem participar, em um ou nos dois momentos. A conversa foi motivada pela música Meninos e Meninas[5], composta por Renato Russo, Dado Villa-lobos e Marcelo Bonfá e interpretada pela banda Legião Urbana.

No período da manhã, cinco pessoas participaram do bate-papo, o qual durou cerca de 2 horas e 30 minutos. Já à tarde, a conversa durou cerca de 1 hora e meia e também contou com a participação de cinco pessoas, das quais apenas eu estive nos dois momentos. Além de conversarem sobre a música, alguns e algumas participantes apresentaram outros textos e imagens que estabeleciam relação com a música. Tratarei disso com mais detalhes no terceiro capítulo.

Depois que eu já havia postado essas atividades, antes de realizar o bate-papo, decidi fazer uma avaliação diagnóstica, por meio de um questionário, a fim de identificar o motivo de as pessoas não estarem participando do curso. Descreverei os resultados dessa avaliação no próximo tópico, mas a partir do que fora sugerido, alterei as atividades na segunda metade do curso. Assim, para a terceira unidade tinha proposto duas atividades, o que simplifiquei e transformei em apenas uma. E fiz o mesmo para a unidade 4, reduzindo as três atividades inicialmente propostas para duas mais simples. A íntegra das atividades antes e a reformulação, a partir da unidade 3, estão disponíveis no APÊNDICE E e no APÊNDICE F, respectivamente.

Além disso, os prazos para realização foram dilatados, para cada atividade e o prazo final para a entrega de todas as atividades, que seria o dia 25 de março, data do segundo e último encontro presencial, passou para 15 de abril. O motivo para a extensão das datas adveio das respostas dos/as participantes ao questionário, indicando não estarem fazendo as atividades por falta de tempo e prazos curtos.

A Atividade 3.1, então, passou a ser a seguinte, conforme publicado para os grupos:

ATIVIDADE 3.1
GFC: Início: 13 mar. / Final: 17 mar.
GPR: Início: 13 mar. / Final: 17 mar.
Depois de falarmos sobre corpo, saúde, sexualidades e relações de gênero, vamos começar a relacionar esses conceitos e analisar como essa relação aparece na sociedade. Especialmente em campanhas educativas sobre ISTs e aids.
Nesta atividade, você deverá se organizar em grupo, que pode ser o mesmo das atividades anteriores ou não.
O grupo deverá:
1. Pesquisar vídeos sobre campanhas educativas brasileiras, voltadas para pessoas com ISTs e aids. (O grupo pode fazer a discussão em uma conversa pelo Face). Sugestão de site: http://www.aids.gov.br/campanhas
2. Escolher um vídeo e postar na Timeline do Curso;
3. Todas as pessoas participantes deverão assistir aos vídeos postados por cada grupo e comentar em um post de resposta à atividade, fazendo uma texto escrito pequeno sobre as campanhas. Atenção: o comentário pode ser para CADA vídeo, ou uma análise geral, relacionando todos os vídeos.

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Para quem desejar ampliar o estudo sobre o tema, sugerimos a leitura (não obrigatória) de Análise dos cartazes das campanhas governamentais contra DSTs e AIDS[6], da (Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/
pdf/kit-gay-escola-sem-homofobia-mec.pdf
).

A sugestão de leitura para ampliação do estudo sobre o tema serviria de base para a Atividade 3.2, a qual foi suprimida, pelos motivos ora expostos. Além disso, o prazo para a realização da atividade, que seria de três dias para o GPR, passou a ser de cinco dias. Das/os participantes, cinco pessoas do GPR realizaram a atividade.

Encerrando o curso, a última unidade dividiu-se em duas propostas. A Atividade 4.1 aprofundou a pesquisa feita na atividade anterior, sugerindo dois vídeos para análise: HIV e Aids – E não ia dar em nada[7] e Uma aula, com Gabriel Estrela e Jout Jout do Prazer[8]. A partir deles, os/as participantes tiveram que produzir, individualmente, um texto curto, no qual discutiram sobre o papel da publicidade nos discursos sobre HIV/aids e a construção de saberes e verdades sobre esse assunto. A produção pôde ser postada na linha tempo (FB/Timeline) ou como arquivo (FB/Arquivo) e ambos os grupos tiveram nove dias para realizar a atividade, a qual foi feita por duas pessoas do GFC e quatro pessoas do GPR.

A Atividade 4.2 foi a última, sendo utilizada como critério avaliativo final do curso, e pedia que:

ATIVIDADE 4.2
GFC: Início: 13 mar. / Final: 25 mar.
GPR: Início: 13 mar. / Final: 25 mar.
Aproveitamos para já postar a atividade final do curso (4.2), para vocês se organizarem.
Para ela, vamos precisar de todo o conhecimento compartilhado até aqui.
No último encontro presencial, vamos fazer uma apresentação, mas, agora, será uma EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, a ser disponibilizada como ÁLBUM, no grupo e apresentada no dia 25 DE MARÇO.
O tema da exposição é CORPO, SAÚDE, SEXUALIDADES.
Para isso, vocês precisarão:
1. Se organizar em grupo, novamente;
2. Escolher um recorte do tema do curso ou fazer um apanhado geral;
– Alguns dos recortes temáticos podem ser:
a. Corpo;
b. Saúde;
c. Sexualidades humanas e relações de gênero;
d. Lugares sociais de meninos/homens e meninas/mulheres;
e. ISTs e sexualidades na sociedade;
f. A construção social da imagem da aids;
g. As campanhas contra a aids e a construção da representação social dos/das soropositivos/soropositivas.
3. Representar o tema escolhido por meio de fotografias, que podem ser capturadas pelo grupo, ou buscadas na internet (Se for esse o caso, as fontes precisam ser indicadas). A exposição precisa ter em torno de 20 imagens;
4. Organizar as imagens em uma exposição, que pode ser virtual, em forma de sequência de imagens ou vídeo com a montagem das mesmas, com a utilização de data-show; ou material, utilizando suportes de acordo com a criatividade do grupo.

Além disso, para o dia 25 DE MARÇO, pedimos que vocês recordem (e anotem, se quiserem), trechos dos materiais e das atividades que mais tenham lhes chamado atenção. VAMOS UTILIZAR ISSO COMO MATÉRIA-PRIMA PARA UM DOS MOMENTOS DO ENCONTRO PRESENCIAL.

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Os/as participantes tiveram duas semanas para realizar a atividade, que deveria ser feita em grupo e apresentada no segundo e último encontro presencial, contudo, nenhum grupo a apresentou a atividade até a data do encontro. Dessa forma, solicitei que o fizessem por meio do Facebook e das/os participantes, cinco pessoas do GPR e uma pessoa do GFC realizaram a atividade.

Com base na compilação das atividades que foram realizadas pelos/as participantes, bem como na participação nos encontros presenciais, foram emitidos os certificados de conclusão do Curso Corpo, saúde, sexualidades, por meio do SIG, conforme modelo a seguir:

Figura 17 – Modelo de certificado de conclusão do Curso Corpo, saúde, sexualidades

Ao todo, foram emitidos 14 certificados, sendo um para a coordenação, três para a comissão organizadora, dois para prelecionistas e oito para os/as participantes, sendo cinco para o GPR e três para o GFC.

 

[1] Disponibilizarei, por meio de nota de rodapé, as referências específicas utilizadas ao longo do Curso Corpo, saúde, sexualidades, as quais não comporão as referências ao final desta pesquisa, tendo em vista não terem sido utilizadas para o embasamento teórico deste trabalho.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e história. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-23.

[2] Vídeo Entendendo Ideologia de Gênero em 2 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j7zbS1RYdpg.  Acesso em: 2 jul. 2016.

[3] ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas Travestis e Transexuais. Caderno Escola Sem Homofobia. 2015. Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/pdf/kit-gay-escola-sem-homofobia-mec.pdf. Acesso em: 2 jul. 2016.

[4] SOARES, Wellington. Conheça o “kit gay” vetado pelo governo federal em 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/84/conheca-o-kit-gay-vetado-pelo-governo-federal-em-2011. Acesso em: 3 mar. 2017.

[5] Música Meninos e Meninas, Legião Urbana. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/meninos-e-meninas.html. Acesso em: 2 jul. 2016.

[6] FERNANDES, Patricia Braga. Análise dos cartazes das campanhas governamentais contra DSTs e AIDS. 2006. 46 f. TCC (Graduação) – Curso de Comunicação Social, Centro Universitário de Brasília – Uniceub, Brasília, 2006. Disponível em: http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1507/2/20267118.pdf. Acesso em: 2 jul. 2016.

[7] Vídeo HIV e Aids – E não ia dar em nada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u0GTjRpUmds. Acesso em: 18 jul. 2016.

[8] Vídeo Uma aula, com Gabriel Estrela e Jout Jout do Prazer. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XpS0iatoNE8. Acesso em: 18 jul. 2016.

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